A IMAGEM FULCRAL DA NINFA NO CONTO “O PÁSSARO DE CORDA E AS MULHERES DE TERÇA-FEIRA”, DE HARUKI MURAKAMI
Palavras-chave:
imagens; Ninfa; sintoma; traço perversoResumo
Este artigo examina a imagem da Ninfa no conto “Os pássaros de corda e as mulheres de terça-feira, de Haruki Murakami. O conto é examinado pela perspectiva das imagens sobreviventes, imagens que representam a ruína do passado, e que retornam na forma de um sintoma, produzindo efeitos inesperados e aparentemente desconexos. Como aporte teórico, este artigo se propõe a refletir sobre as contribuições de teóricos da arte como Aby Warburg, Georges Didi-Huberman e Giorgio agamben. Na perspectiva desses autores a arte estaria apta a investigar sobre os problemas culturais que permanecem vivos através de imagens fantasmáticas.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. Tradução de Renato Ambrósio. São Paulo: Hedra, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias. A palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tradução de Selvino José Assman. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In._ Nudez. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.
BALZAC, Honoré de. A obra-prima desconhecida. Tradução de Márcio Castelli. São Paulo: Editora Cosac Nayfi, 2012.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Tradução Rogerio Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão, o Mal-Estar na civilização e outros trabalhos. Tradução de Jayme Salomão. V. XXI. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, Sigmund. O Ego e o Id e outros trabalhos. Tradução de Jayme Salomão. V. XIX. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996b.
LACAN, Jacques. Seminário 27. O outro falta. Tradução Carlos Alberto Behrings. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MURAKAMI, Haruki. O elefante desaparece. Tradução Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.
WARBURG, ABY. Histórias de Fantasmas para gente grande. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem à Revista Hon no Mishi - Estudos Multidisciplinares Japoneses e aos autores de cada artigo. Todo trabalho ou parte dele, quando citado ou utilizado, deve ser referenciado.