O SER DESVELADO NA AUSÊNCIA ABSOLUTA DE SONO

Autores

  • Isis Lopes de Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Hermenêutica;, Haruki Murakami;, indeterminação;, autoconhecimento

Resumo

Este estudo apresenta-se como uma leitura hermenêutica de Sono (2015), obra de Haruki Murakami, a partir da ideia de que a ausência absoluta de sono experimentada pela personagem narradora permite a irrupção de uma nova consciência de existência, mais reflexiva e autêntica. Nesse sentido, é possível conceber que, enquanto a vida comum parece transcorrer em condição de dormência e de alheamento, a vida insone manifesta-se como a vida verdadeira, aquela que é realmente sentida e na qual a personagem expande seu ser. Assim, apresentam-se como contribuições teóricas a esta perspectiva interpretativa os estudos da filosofia hermenêutica de Jean Grondin (1999), Richard Palmer (2011) e Ernildo Stein (1996), abordados aqui em forma de síntese, as considerações tecidas por Wolfgang Iser (1999) sobre a indeterminação na obra literária e algumas palavras provenientes da medicina a respeito do sono.

Biografia do Autor

Isis Lopes de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC - bolsista CAPES), com dissertação desenvolvida sobre a obra do escritor russo Nikolai Gógol, sob orientação da professora Eunice Piazza Gai. Cursou a graduação em Letras - Português/Inglês na mesma instituição, também pesquisando e escrevendo sobre Gógol. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID UNISC). Estudante de Literatura Russa através dos cursos do Ciclo de Literatura Russa, organizado e ministrado pelo professor João Armando Nicotti, em Porto Alegre, desde 2013. Tem interesse nas áreas da Literatura Russa e dos estudos hermenêuticos.

Referências

ALÓE, Flávio. Hipersonias. In: BRASIL NETO, Joaquim Pereira; TAKAYANAGUI, Osvaldo M. Tratado de Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

BOSI, Alfredo. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Ática, 1988.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos: primeira parte. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GIROTTI, Marcio Tadeu. Kant e as “Grandezas Negativas”: uma crítica ao racionalismo dogmático e a oposição real como possibilidade da existência do simples possível. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n. 3, 2008, p. 274-288.

GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. Trad. Benno Dischinger. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

HASAN, Rosa; ALÓE, Flávio. Fisiologia do sono. In: BRASIL NETO, Joaquim Pereira; TAKAYANAGUI, Osvaldo M. Tratado de Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

ISER, Wolfgang. A indeterminação e a resposta do leitor na prosa de ficção. Trad. Maria Angela Aguiar. Porto Alegre: Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS, 1999.

MONTI, Jaime M. Tratamento da insônia: fármacos hipnóticos. In: REIMÃO, Rubens (Org.). Sono: estudo abrangente. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1996.

MURAKAMI, Haruki. Sono. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2015.

______. Romancista como vocação. Trad. Eunice Suenaga. São Paulo: Alfaguara, 2017.

PALMER, Richard. Hermenêutica. Trad. Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 2011.

PINTO JR., Luciano Ribeiro. Insônia. In: BRASIL NETO, Joaquim Pereira; TAKAYANAGUI, Osvaldo M. Tratado de Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PINTO JR., Luciano Ribeiro; MORAES, Walter André dos Santos. Distúrbios de sono em neurologia. Comportamentos anormais: parassônias. In: TUFIK, Sergio (Org.). Medicina e biologia do sono. São Paulo: Manole, 2008.

STEIN, Ernildo. Aproximações sobre Hermenêutica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

TIMO-IARIA, Cesar. Evolução histórica do Estudo do Sono. In: TUFIK, Sergio (Org.). Medicina e biologia do sono. São Paulo: Manole, 2008.

VELLUTI, Ricardo A. Fisiologia do sono. In: REIMÃO, Rubens (Org.). Sono: estudo abrangente. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1996.

Downloads

Publicado

2019-04-04