"CAÇANDO CARNEIROS", DE HARUKI MURAKAMI: UMA ANÁLISE DO ROMANCE SOB A ÓTICA DA LITERATURA FANTÁSTICA

Autores

  • Jone Braga de Moura UFAM

Palavras-chave:

literatura japonesa; literatura fantástica; Caçando carneiros; personagem; leitor.

Resumo

Este trabalho visa classificar o romance “Caçando Carneiros”, de Haruki Murakami, como uma obra do gênero fantástico, tendo como principal referencial teórico Tzvetan Todorov, que apresenta requisitos para a classificação do gênero fantástico no seu livro “Introdução à Literatura Fantástica” (2010). A metodologia utilizada para referida pesquisa constitui de cunho bibliográfico, com leituras reflexivas de artigos e livros que trata do fantástico na obra, tais como de Sambuichi (2006), Nishikido (2008), Humberto Eco (2001) e de Nagae (2008) respectivamente. Posteriormente, foi realizada a análise de quais características devem estar presentes numa obra para classificá-la como pertencente ao gênero fantástico sob a égide dos preceitos de Todorov. Como resultados, a obra analisada apresenta características como presença da hesitação, tanto no leitor quanto nas personagens, do Eu e TU. Além disso, para ser do gênero fantástico, o gênero poesia ou alegoria não deve estar presente na obra. Assim, pode-se notar o fator sobrenatural presente e grandes momentos de hesitação como no encontro com o homem carneiro, com a menina das orelhas especiais, seu amigo Rato e o próprio carneiro. A pesquisa possui importância para os estudos e pesquisas na área da literatura japonesa, pois a riqueza da obra abre várias possibilidades de análise.

Referências

AKUTAGAWA, Ryūnosuke. Contos Fantásticos. 2003. Editora Z. Tradução de Diogo Kaupatez.
ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERNANDES, Rômulo dos Santos. A Construção do Fantástico - Uma Análise do Conto O Espelho. (Monografia de Conclusão de Curso). UnB, Brasília, DF, 2013.
LEE-MEDD, Jeocaz. Centauros, Sátiros, Silenos, Faunos: Metade homem, metade animal. In Manifesto Jeocaz Lee-Medd. Disponível em: <https://jeocaz.wordpress.com/2009/02/11/centauros-satiros-silenos-faunos-metade-homem-metade-animal/> Acesso em 05 mai 2018.
MURAKAMI, Haruki. Caçando carneiros. Tradução: Leiko Gotoda. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
NAGAE, Neide Hissae. Mistério e encantamento - O fascínio enigmático da literatura de Haruki Murakami – as primeiras obras. Matéria publicada no Zashi edição 9 - Maio de 2008. Disponível em: <Http://www.zashi.com.br/arte_letras/09a.php > Acesso em 20 mar 2018.
NISHIKIDO, Linda Midori Tsuji. As simbologias em Caçando Carneiros de Haruki Murakami. Amazonas. Arquivo pessoal recebida por e-mail lindanishikido@ymail.com, em 11 jan. 2018.
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SAMBUICHI, Ernesto Atsushi. Os números em Htsuji o Meguru Booken. (Monografia de Conclusão de Curso). Brasília: UnB, 2006. Arquivo pessoal recebida via cópia impressa, em 11 abr. 2018/Não publicado.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. [Tradução de Maria Clara Correa Castelo] São Paulo: Perspectiva. 2010.
_________. "The Origin of Genres". In: New Literary History.Vol. I, 1976.

Downloads

Publicado

2019-04-04