MINNA NO NIHONGO SHOKYÛ I (2° EDIÇÃO) E IRODORI (INTRODUTÓRIO A1)
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS DEZ PRIMEIRAS LIÇÕES
Palavras-chave:
Livro didático, Língua japonesa, Métodos de ensino, Habilidades linguísticas, Variações linguísticasResumo
Este estudo é um resumo dos achados de um Trabalho de Conclusão de Curso e propôs uma análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa, levando em consideração a importância do uso do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisados e comparados o livro texto e arquivos de áudio das dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1), no qual analisamos as informações e a construção das lições dos livros didáticos, os métodos de ensino, as habilidades linguísticas e a linguagem dos dois livros, com base teórica nos estudos de Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro e Bergmann (2013), Leffa (2016) e Oliveira (2015). Averiguou-se que, apesar dos livros didáticos serem de nível básico, os objetivos são opostos e, portanto, constatamos que os métodos de ensino são diferentes, as atividades são desenvolvidas com foco em uma determinada habilidade linguística em cada livro e a linguagem utilizada não expõe os alunos o suficiente às variações linguísticas. Além disso, foi feito uma reflexão crítica sobre a importância do uso desses livros didáticos em sala de aula.
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Referências
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