PORTUGAL-JAPÃO. VIAGEM MULTICENTENÁRIA DE INTERCÂMBIO CULTURAL-ARTÍSTICO

Autores

  • Maria Joao Castro CHAM, Universidade Nova Lisboa

Palavras-chave:

Relações bilaterais, Influências recíprocas, Arte luso-nipónica, Cultura Visual, Circulações Globais.

Resumo

RESUMO

A viagem que este artigo propõe inicia-se na descoberta do “outro” exótico da Idade Moderna e encerra-se na chegada ao destino e à revelação da impermanência da vida da Época Contemporânea. No intervalo desse tempo cronológico desenham-se parte das relações culturais que Portugal e o Japão desenvolveram ao longo de centúrias num intercâmbio prolífero e tentacular cuja matriz assenta numa histórica de ecos e derivas. No ano em que se comemoram 480 anos sobre a chegada dos portugueses ao Japão (1543-2023) é a altura justa para, em retrospetiva, cristalizar e perspetivar um olhar ensaístico sobre uma relação bilateral e multissecular assente num intercâmbio de ascendência artística da cultura visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAVV (2007). A Arte Portuguesa no Japão. Portugal [S.l. : s.n.]

Camões, Luís Vaz (2013). Os Lusíadas. Lisboa: Civilização editora, Canto X, 131.

Bashô, Matsuo (2016). O eremita viajante haikus – obra completa. Lisboa: Assírio & Alvim.

Catarina Simões (2015). “O interesse japonês na cultura material europeia na segunda metade do século XVI” in Oriente, n.º 23, pp. 42-55.

Costa, João Paulo Oliveira e (1999). Japão e o Cristianismo no Século XVI. Ensaios de História Luso-Nipónica. Lisboa: Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Costa, João Paulo Oliveira e (2022). Portugal na História. Uma identidade. Lisboa: Círculo Leitores.

Massarella, Derek (ed.) (2012). Japanese Travellers in Sixteenth-Century Europe: a Dialogue Concerning the Mission of the Japanese Ambassadors to the Roman Curia (1590). Farnham: Ashgate. Em linha: https://journals.openedition.org/cecil/335?lang=en

Teixeira, Rui; Cerqueira, João. (2010) Catálogo José de Guimarães. Arte Pública. Viana do Castelo: Fundação Fernão de Magalhães para o Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

SEÇÃO TEMA LIVRE