POESIA EM SALA DE AULA: VIVÊNCIAS DE LEITURA E ENCANTOS NUMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO
leitura e produção de sentidos
Resumo
RESUMO: Este artigo busca analisar a receptividade dos alunos aos poemas e os efeitos de sentidos provocados em práticas de leitura numa turma dos Anos Iniciais. Tal pesquisa justifica-se em prol da formação de leitores pelo viés da literatura, focalizando na dimensão lúdica e estética do poema uma oportunidade de experiência com a linguagem. Como aporte teórico, destacam-se os estudos sobre a formação do leitor literário (COLOMER, 2007; COSSON, 2016) e recepção de leitura (BORDINI, 1986; ZILBERMAN, 2001). Decorrente de uma pesquisa qualitativa e interventiva, o corpus desse estudo constitui-se de vivências com a leitura de poemas numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do alto sertão paraibano e apreciado conforme categorias de análise (OLIVEIRA, 2016). Delineando resultados, vislumbra-se o envolvimento dos alunos no processo de apreciação e recepção dos textos poéticos, expandindo seus horizontes de sentidos e tendo um contato mais lúdico e afetivo com a poesia.
PALAVRAS-CHAVE: Poesia; leitura; recepção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).