O OLHAR POR DETRÁS DA MÁSCARA EM AS VISITAS DO DR. VALDEZ

Autores

  • Yasmin Serafim Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Esse artigo pretende analisar o romance As visitas do Dr. Valdez (2004), de João Paulo
Borges Coelho. Publicado no início dos anos 2000, o livro recebeu apenas um ano depois o Prémio José Craveirinha, fazendo com que o autor entrasse em uma seleta lista de autores promissores em Moçambique. Apesar de ter sido bem recebido pela crítica literária no seu país, no Brasil, a obra de João P. B. Coelho não é muito estudada pela crítica especializada ou conhecida pelo grande público. O nosso objeto de estudo é um romance que foca em um período de grande tensão em que as guerras de independência moçambicanas estão prestes a se iniciar. No livro, essa tensão é transportada do público para o privado, ao levar o leitor a acompanhar o relacionamento entre duas senhoras portuguesas – Sá Caetana e Sá Amélia – e o seu criado – Vicente. As senhoras representam no romance o colonizador que já não possui mais um lugar na nova dinâmica que se estabelece no país, enquanto Vicente é a nova geração que se levanta para conquistar a independência. É através da experiência enxergar pelos olhos de Valdez – um velho médico branco –, personagem que o rapaz representa por três vezes, e do olhar periférico da máscara ritualística de Mapiko, que a transformação acontece no jovem. Representando, assim, a transformação, não apenas dentro do pequeno apartamento onde as três personagens vivem, mas a revolução social que aconteceria em breve em Moçambique.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Contemporânea ; João Paulo Borges Coelho ; Olhar ; Crítica Social; Colonialismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Serafim, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Letras - Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP ; Possui bolsa de doutoramento
fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Referências

COELHO, João Paulo Borges. As visitas do Dr. Valdez. 1. ed. Maputo: Editorial Ndjira, 2004. 222 p.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Percursos da memória em textos das literaturas africanas de língua

portuguesa. Revista Gragoatá, Niterói, n. 19, p. 45-63, 2.sem. 2005.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. Tradução de Marcelo

Jacques de Moraes. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 190 p.

REIS, Eliana Lourenço de Lima. Pós-colonialismo, identidade e mestiçagem cultural: A literatura de

Wole Soyinka. 1. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999. 305 p.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução e notas de Paulo

Perdigão 2. ed. RJ, Petrópolis: Vozes, 1997, 782 p.

SOUSA, Sandra I. João Paulo Borges Coelho e as contradições do pós-colonialismo: uma análise de A

crónica da rua 513.2. Revista Literatura em Debate, Frederico Westphalen, v. 7, n. 13, p. 137-152, 2013.

VENTURA, Susana Ramos. Considerações sobre a obra ficcional de João Paulo Borges Coelho.

Navegações: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, Porto Alegre, v. 2, p.49-52.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

SERAFIM, Y. O OLHAR POR DETRÁS DA MÁSCARA EM AS VISITAS DO DR. VALDEZ. Revista Decifrar, Manaus, v. 4, n. 7, p. 19, 2016. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/2788. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)