ENTRE A NATUREZA E A CULTURA: OS LUGARES DE MEMÓRIA EM VISGO DA TERRA, ASTRID CABRAL
BETWEEN NATURE AND CULTURE: THE MEMORY PLACES IN VISGO DA TERRA, BY ASTRID CABRAL
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v12i23.13878Palavras-chave:
Lugares de memória. Memória individual. Memória coletiva. Astrid Cabral. Visgo da Terra.Resumo
O objetivo deste artigo é de investigar a memória em Visgo da Terra, de Astrid Cabral, já que se observa na obra um esforço da autora para recuperar o passado, além de seus poemas serem lembranças do já vivido, ligadas a uma realidade de uma época pretérita, mas que sobrevive na inconsciência do tempo. A proposta da leitura dá-se a partir de um corpus teórico sobre memória, memória individual, memória coletiva, com contribuições de autores como Maurice Halbwachs e Michael Pollak, e sobre os lugares de memória, com contribuições de Pierre Nora e Aleida Assmann. Compreende-se que a memória coletiva representa um repositório abstrato de elementos que dizem respeito a uma comunidade, e se forma a partir de memórias individuais, além de se espalhar materialmente e ancorar-se nos lugares de memória. Dessa forma, esse trabalho objetiva discorrer sobre alguns dos lugares de memória (ou locais de recordação) no livro Visgo da Terra, de Astrid Cabral, além do levantamento de espaços físicos ou simbólicos que autora contempla com os olhos da memória.
PALAVRAS-CHAVE: lugares de memória; memória individual; memória coletiva; Astrid Cabral; Visgo da Terra.
Downloads
Referências
ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. Tradução: Paulo Soethe (coor.). Editora Unicamp. Campinas-SP, 2011.
CABRAL, Astrid. Visgo da terra. Manaus: Valer, 2005.
CIVILIZAÇÃO mesopotâmica. Enciclopédia Humanidades. 2024. Disponível em: https://humanidades.com/br/civilizacao-mesopotamica/#ixzz8UmG1vQvL. Acesso em: 15 mar. 2024.
GUEDELHA, Carlos. Manaus de águas passadas - a recriação poética de Manaus em Visgo da Terra, de Astrid Cabral. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia). UFAM, 2001.
HALBWACHS, M. A Memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990. Tradução de: La mémoire collective.
MIRANDA, Lucas Mascarenhas de. Memória individual e coletiva. Jornal da Unicamp. Campinas, SP, 2019.
NEVES, Margarida de Souza. Lugares de Memória na PUC-Rio. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.Departamento de História. Set, 2007.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p.7-28, dez. 1993.
PERES, Sonia Maria Zanezi. Maurice Halbwachs e a Memória Coletiva e Individual. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO, 2021.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, 5 (10). Rio de Janeiro, 1992.
SILVA, Claudinei Fernandes Paulino da. A Teoria da Memória Coletiva de Maurice Halbwachs em Diálogo com Dostoievski: Uma Análise Sociológica Religiosa a partir da Literatura. Revista Theos: 6ª Edição, V.5 – n. 2, dez, Campinas, 2009.
TELLES, Tenório. Apresentação. In: CABRAL, Astrid. Visgo da Terra. Manaus: Editora Valer, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elane Figueiredo da Silva, Guedelha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).