“LER, COMPREENDER, INTERPRETAR...” UMA DIDÁTICA BASEADA NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Autores/as

  • Hudson Silva de Azevedo Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3822

Resumen

Considerando a relevância que a teoria literária, Estética da Recepção, dá aos leitores pelo fato de dialogarem com as narrativas e com os autores das mesmas, propagando, exaltando e atualizando o sentido de determinada obra, este trabalho objetiva apresentar as contribuições desta teoria, proposta por Hans Robert Jauss, utilizada como ferramenta didática para o desenvolvimento da competência leitora-interpretativa dos alunos do Ensino Médio, além de ressaltar os protagonistas e antagonistas do ensino da literatura na escola. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, uma vez que estes dois métodos proporcionaram uma percepção mais completa da problemática leitora-interpretativa aqui questionada. Dessa maneira, além de Jauss (1994), utilizou-se também como base teórica Lajolo (1993), Alves (2016), Cosson (2014) e Bordini & Aguiar (1988) os quais destacam algumas realidades sociais e salientam a importância de um ensino literário centrado no leitor. Por conseguinte, este debate teórico foi confrontado com os dados adquiridos em campo, através de entrevista, questionário e principalmente pela prática didática baseada no método recepcional, notando-se, assim, que esta proposta de ensino-aprendizagem propicia de fato uma leitura mais significativa dos textos literários, aproximando os jovens destes cânones da literatura.

Biografía del autor/a

Hudson Silva de Azevedo, Universidade Nilton Lins

Hudson Silva de Azevedo, natural de Manaus, Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins e Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Literatura - pela Universidade Nilton Lins.

Citas

ALVES, Sônia Maria. A linguagem e a construção literária. Manaus: Valer, 2016.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2. ed., 2005.

BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira. Uma Estética do Performativo: Concepção de literatura pela Teoria do Efeito Estético. Revista de Letras, São Paulo, v.47, n.2, 2007.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Edital nº 10, de 14 de abril de 2016. Exame nacional do ensino médio – ENEM 2016.

______. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 12. ed., Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.

CALDAS, Graça. Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, 2006.

CALVINO, Italo. Por que ler os Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed., Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed., 5ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2014.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999.

FARIA, Fernanda Cristina Ribeiro. A Estética da Recepção contribuindo para o ensino de Literatura Infantil. Dissertação de Mestrado defendida na Unesp/ Campus de Presidente Prudente, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

JAUSS, Hans Robert. A História da Literatura como provocação à Teoria Literária. São Paulo: Editora Ática S.A., 1994.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2007.

Publicado

2017-12-14

Cómo citar

Azevedo, H. S. de. (2017). “LER, COMPREENDER, INTERPRETAR.” UMA DIDÁTICA BASEADA NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO. Revista Decifrar, 5(9), 98. https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3822