“UMA EXPERIÊNCIA DE ARREPIAR”: O PODCAST COMO FERRAMENTA PARA APROXIMAÇÃO À LEITURA LITERÁRIA E À PRODUÇÃO DE TEXTOS
"A SPINE-CHILLING EXPERIENCE": PODCAST AS A TOOL FOR APPROACHING LITERARY READING AND TEXT PRODUCTION
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.16368Palabras clave:
podcast, ensino de literatura, novas mídias, literatura de horror.Resumen
O presente trabalho objetiva refletir acerca da importância da inserção das tecnologias digitais no processo de formação de leitores na atualidade. Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas na nossa relação com os livros, que agora é também perpassada pelo imediatismo dos novos tempos, permeados por vídeos curtos vinculados por diferentes mídias sociais. Diante desse cenário, entende-se necessária a implementação destes instrumentos no espaço escolar partindo da compreensão de que esses podem cumprir papel importante no fortalecimento e na aproximação dos estudantes da leitura literária. Para tanto, investiga-se as experiências relatadas por alunos do segundo ano do ensino médio a partir da realização de uma atividade em grupo que propunha a criação de podcasts, que tinha como base contos do período gótico do movimento romântico da literatura, nas aulas de língua portuguesa e literatura brasileira. Os apontamentos dos estudantes mostraram que o ambiente construído, aliando os textos literários ao uso das tecnologias, promoveu a autonomia, fortaleceu a autoconfiança, incentivou a criatividade e a colaboração entre os colegas, permitindo que esses assumissem papel de protagonismo, ao produzirem conteúdo depois das leituras realizadas em aula. As reflexões teóricas aqui propostas partem das contribuições de estudiosos que refletem tanto acerca do uso das tecnologias no espaço escolar quanto sobre a importância da leitura literária e seu papel social.
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