VIAGEM E SOLOMBRA, DE CECÍLIA MEIRELES
RETRATOS DE UMA POÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3403Keywords:
Cecília Meireles, Poesia, Literatura comparada, Sombra, Claridade.Abstract
As obras Viagem (1939) e Solombra (1963) possibilitam a composição de retratos da poética de Cecília Meireles, uma vez que representam o longo caminho percorrido pela poetisa em busca de fazer da palavra a expressão criadora da sua poesia e desta o seu caminho no mundo. O presente estudo envereda pelos caminhos da literatura comparada. Nesse viés, pretende estudar essas duas obras na tentativa de revelar a presença da dualidade sombra e claridade por meio da análise comparativa de alguns poemas. Embora divergindo uma da outra, essas temáticas perpassam cada poema que constitui um mundo criado pela poetisa. A sombra indica sempre algo negativo, visto que aparece relacionada à temáticas como a morte e a temporalidade. A claridade, por sua vez, refere-se à algo superior, à salvação, à libertação dos limites que aprisionam o eu lírico. Utiliza-se como fundamentação teórica o livro Literatura Comparada (2006), de Tânia Franco Carvalhal, e a obra A poética do devaneio (1988), de Gaston Bachelard, na qual o filósofo tece reflexões a respeito do devaneio poético, além disso, dialoga-se com estudos anteriores realizados por críticos e estudiosos sobre as temáticas escolhidas para o estudo ora proposto.
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