MEMORY AS BELONGING: EXISTENTIAL CONCRETIZATION IN THE WORK “THE TRUTH ABOUT ME: A HIJRA LIFE STORY” BY A. REVATHI

A MEMÓRIA COMO PERTENCIMENTO: A CONCRETIZAÇÃO EXISTENCIAL NA OBRA “THE TRUTH ABOUT ME: A HIJRA LIFE STORY” DE A. REVATHI

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i25.16244

Keywords:

RESISTANCE; MEMORY; HIJRAS; BELONGING

Abstract

This work seeks to discuss the concepts of memory, resistance and belonging, through reflections on some authors such as Alfredo Bosi (1996), Augusto Sarmento-Pantoja (2022), Tânia Sarmento-Pantoja (2022) with regard to resistance; Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) on the concepts of memory; Sandra Regina Lestinge (2004) and Lucimara Valdambrini Moriconi (2014) on belonging, among others who corroborate the development of this work. The aim of this research is to understand relations of resistance as a way of existing and to understand the process of memory for existential realization. The corpus of this research is chapters 1, 2 and 3 of the autobiographical work “The Truth About Me: A Hijra Life Story by A. Revathi”. To develop this research, we used the method of qualitative bibliographical research based on a theoretical-critical analysis of the selected work. As a result, we witness through Revathi's narrative a resistance based on the need for survival, where we are introduced to her trajectory as a Hijra and how these memories were/are essential for existential fulfillment, in order to be who you have always been.

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Author Biographies

Natália Galdino, Universidade Federal do Pará

Atualmente é discente do curso de Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira. Atualmente é bolsista PROEG no Laboratório de Ensino e Formação de Professores (LELIN) coordenado pela Profa. Dra. Kelly Cristina Marques Gaignoux e como bolsista PIVIC do projeto de Pesquisa Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas (CRENAC) coordenado pela Profa. Dra. Ana Lília Carvalho Rocha. Possui interesse nas áreas de Literatura Anglófona sobretudo nos estudos de Literatura de Resistência e Línguítica Aplicada especialmente nos estudos da Metodologia aplicada ao ensino de Língua Estrangeira.

Ana Lilia Carvalho Rocha, Universidade Federal do Pará

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2018). Mestre em Letras com ênfase em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora Adjunto 4 do curso de Licenciatura em Letras - habilitação em Língua Inglesa da Faculdade de Línguas Estrangeiras na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Braganca. Professora Visitante na Universidade de Nova Iorque (NYU, 2022) pelo programa SUSI-Fullbright. Especialista em Ensino de Línguas Mediado pelo Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) . Entre as experiências de gestão estão: Atuação como Coordenadora do Curso de Letras- Inglês. Coordenadora da Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa e suas Literaturas pela UFPA-Cametá. Coordenadora do projeto de extensão LETS (Learning English through Strategies) e LIAVA - Língua Inglesa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem do edital Navega Saberes. Coordenação local em Cametá do Programa MEC-CAPES PARFOR Letras Língua Inglesa. Pesquisadora vinculada aos seguintes grupos de pesquisa: Grupo De Pesquisa Narrativas De Resistência (NARRARES), Estéticas, Performances e Hibridismos(ESPERHI), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Região Tocantina (GEPECART ). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua e Literatura Anglófonas, Formação de professores de LE e Ensino de línguas mediado pelo computador

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Published

2025-02-28

How to Cite

GALDINO, N.; CARVALHO ROCHA, A. L. MEMORY AS BELONGING: EXISTENTIAL CONCRETIZATION IN THE WORK “THE TRUTH ABOUT ME: A HIJRA LIFE STORY” BY A. REVATHI: A MEMÓRIA COMO PERTENCIMENTO: A CONCRETIZAÇÃO EXISTENCIAL NA OBRA “THE TRUTH ABOUT ME: A HIJRA LIFE STORY” DE A. REVATHI. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 25, p. e132502, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i25.16244. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16244. Acesso em: 9 mar. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ ESPECIAL: QUESTÕES DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE NAS LITERATURAS ANGLÓFONAS