Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve ter sido submetida para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  • O texto deve estar em espaço simples usar fonte Times New Roman 12; empregar itálico nos títulos e nas palavras estrangeiras em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, nunca no final do documento em anexos.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega são seguidas.

Diretrizes para Autores

Com vista a facilitar a editoração, a avaliação e a divulgação dos trabalhos enviados para publicação, apresentamos as seguintes especificações:

  1. Todas as submissões devem ser enviadas pela plataforma da Revista Decifrar, após ter sido feito o cadastro; e devem estar formatadas para folha tamanho A4; o título do trabalho deve estar em negrito, centralizado e em caixa alta, espaço simples, seguido de sua tradução para a língua inglesa, o nome do(s) autor(es) com a instituição à qual está vinculado devem estar (alinhados à direita), em corpo 12, espaço simples, na fonte Times New Roman 12, o texto deve estar sem paginação, com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm. Abrir rodapé contendo titulação e atuação do(s) autor(es), em corpo 10, Times New Roman; com espaço simples entre linhas.
  2. O artigo deve conter entre 10 e 20 laudas; com as palavras resumo e palavras-chave em caixa alta. Os resumos devem ser escritos em língua portuguesa com, no máximo, 250 palavras, seguindo-se o texto após dois pontos seguidos, 5 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, ambos acompanhados de sua tradução para uma das seguintes línguas: espanhol, inglês ou francês, com, no máximo, 250 palavras. Os artigos escritos em língua estrangeira devem conter resumo na mesma língua estrangeira, seguido de resumo em língua portuguesa e deve seguir todas as normas de formatação destas diretrizes.
  3. Toda parte textual após os resumos devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 pts, espaço entre parágrafos de 0 pts e recuo de primeira linha 1,25 cm. Todos os títulos em caixa alta, alinhados à esquerda. Não se deve enumerar: Introdução, Considerações Finais e Referências.
  4. As referências a obras devem vir no corpo do trabalho, entre parênteses, como no exemplo: (SOUZA, 1998, p. 17) ou (SOUZA, 1998, p. 17-20).
  5. As citações de até três linhas são identificadas por aspas no texto. A partir de quatro linhas, devem ser destacadas do texto, em corpo 11, espaço simples, sem aspas e com recuo 4,0 cm
  6. Publica-se, prioritariamente, trabalhos de Mestres, Doutorandos e Doutores. Graduados, Estudantes de Graduação e Mestrandos poderão submeter somente em co-autoria do orientador com titulação de Doutor.
  7.  As referências devem ser digitadas, usando espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separá-las.

1. LIVROS

OLIVEIRA, Rita Barbosa de. Sophia: poema de mil faces transbordantes. 1ª. edição. São Paulo: Travessia, 2012.

SOBRENOME, Prenome*. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Número de páginas ou volume (coleção ou série).

*Embora seja possível abreviar o prenome do autor (OLIVEIRA, R. B.), damos preferência ao prenome por extenso.

2. CAPÍTULO DE LIVRO

KRÜGER, Marcos Frederico. Tarô-Bequê, o lua, de Márcio Souza. In OLIVEIRA, R. P. S. B, SANTOS, J. B., AZEVEDO, K. S. (Orgs.). A literatura no Amazonas: 1954-2010. 1. ed. Rio de Janeiro: Letras Capital, 2018, p. 19-29.

SOBRENOME, Prenome (do autor do capítulo). Título: subtítulo do capítulo (se houver). In: SOBRENOME, PRENOME abreviado (do(s) autor(es) do livro) (tipo de participação do(s) autor(es) na obra, p. Ex., Org(s). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, paginação referente ao capítulo.

3. PERIÓDICOS

3.1. Artigo de Revista Institucional

FLORES, Conceição. Autoficção da infância na obra de Maria Teresa Horta. Revista Decifrar, Manaus, vol. 08, n. 15, p. 120-131, 2020.

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico (com referência da instituição ao qual está vinculado), Local de publicação, volume (se houver), número do periódico, paginação referente ao artigo, ano de publicação.

3.2. Artigo de Revista (geral)

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

SOBRENOME, Prenome. (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico. Local da publicação. Volume (se houver). Número do periódico. Paginação referente ao artigo, ano de publicação.

3.3. Artigo e/ou matéria de jornal

3.3.1 Artigo

SCHWARZ, Roberto. Nunca fomos tão engajados. Folha de S.Paulo. São Paulo, 26 de jun. de 1994, Caderno Mais!, p. E4.

3.3.2. Matéria de jornal assinada

LEAL, L.N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

4. MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES:

SANTOS, José Benedito dos. Vozes emergentes: uma leitura do romance Um rio
chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto. 186 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2013.

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Total de páginas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) ou Monografia – Instituição onde foi apresentada. Local e ano da apresentação.

5. TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO

BRAYNER, A.R.A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

6. DOCUMENTOS ELETRÔNICOS (CONSULTAS ONLINE)

SOUZA, N. J.; OLIVEIRA, J. C. Relação entre geração de conhecimento e desenvolvimento econômico. Análise. Porto Alegre, v. 17, n. 2, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewfile/1127/1570&gt;. Acesso em 09 de jun. 2008.

SOBRENOME, PRENOME(s) abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado(s). ano. Disponível em: [Endereço da URL]. Acesso em: [Data do acesso].

7. CD-ROM:

7.1. KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

7.2. Verbete de Dicionário: POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlDLPO&gt;. Acesso em: 8 mar. 1999.

8. FIGURAS E ILUSTRAÇÕES:

Sugere-se evitar ilustrações; quando estas forem inevitáveis, deverão se designadas como FIGURAS e numeradas em arábico; no texto aparecem designadas pela abreviatura (ex.: Fig. 1). As ilustrações devem aparecer inseridas no texto. Para efeito de qualidade de reprodução não serão aceitas cópias xerográficas das ilustrações.

  1. Não são aceitos anexos nos textos: caso existam, devem vir depois das referências.
  2. Fotografias, figuras, tabelas, quadros e gráficos devem ter a imagem nítida, em preto e branco, devendo ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem e os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Quadros, tabelas e gráficos devem obedecer às normas de apresentação do IBGE.
  3. Agradecimentos e auxílios recebidos para a elaboração do trabalho devem ser mencionados no final do texto.
  4. Deve-se usar negrito no título do artigo somente; deve-se usar itálico nos títulos de obras e em palavras estrangeiras.
  5. A resenha de livros, com publicação nos últimos três anos, deve conter: indicação do autor, título, local da edição, editora e ano de publicação da obra resenhada, em até 13 mil caracteres sem espaços, corpo 12, na fonte Times New Roman.
  6. A entrevista deve conter informações do entrevistado, do(s) entrevistador (es), data e local, e evento, se for o caso, em que se deu a oportunidade da entrevista. Deve sempre ater-se a temas de interesse da revista e conter, no máximo, 20 mil caracteres.
  7. Os textos em prosa e de ficção devem conter o título em negrito e em caixa alta, acompanhado do nome do autor alinhado à direita; formato A4, Times New Roman 12, com até 20 mil caracteres sem espaços. As mesmas normas servem para os poemas.
  8. Os trabalhos serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial e, quando necessário, por um parecerista ad hoc. , após o que será programado para publicação ou devolvido a seu autor para ser reformulado e novamente enviado para nova avaliação. No caso de empate, um terceiro parecerista decidirá sobre a publicação.  Os trabalhos não aprovados ficarão à disposição de seus autores pelo prazo de até um mês após a comunicação desse resultado. Os autores que tiverem seus textos aprovados devem encaminhar à Comissão Editorial uma autorização para sua publicação. O conteúdo dos textos será de inteira responsabilidade de seus autores.

HOMENAGEM A JOSÉ ÁNGEL VALENTE

.

Edição 14/2019

Submeter artigos para essa edição da revista. 

Tema: 

TEORIA DA RESIDUALIDADE LITERÁRIA E CULTURAL

Edição 15/2020

Essa edição tem como tema: 

LEITURA DE POESIA HOJE

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.