O ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA OBRA AVÒDEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente pesquisa pretende propor uma sequência didática para o ensino de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no 1º Ano do Ensino Médio. Então, à luz da Lei 10.639/03 que determina o ensino de Literaturas Africanas e Afro-brasileira, buscamos abordar a temática do ensino de Literaturas Africanas de Língua portuguesa através da leitura literária com a obra AvóDezánove e o segredo do soviético, de Ondjaki. Tal abordagem se faz importante na direção do rompimento de visões segregadoras e reducionistas em relação à cultura africana. Entendemos o papel relevante da literatura em sala de aula como instrumento de humanização e democratização cultural. Por essa razão, o texto literário nas aulas de Literatura Africana contribui para uma compreensão mais ampla das realidades, dos sujeitos que a envolvem despertando a identidade, bem como os valores humanos.
PALAVRAS_CHAVES: LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO; ENSINO MÉDIO; SEQUÊNCIA DIDÁTICA; LEI 10. 639/03.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).