LITERATURA: DA FORMAÇÃO HUMANA AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Juliana Mangussi Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9134

Resumo

Contextualiza-se a literatura como elemento indispensável à formação humana, assim como para o desenvolvimento do pensamento crítico, pautados em um ensino que favoreça a formação de sujeitos críticos e protagonistas, capazes de assumir-se responsavelmente e que aprendam a dizer a sua palavra. Ressalta-se o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem, enquanto sujeito leitor, que não se exclui diante aos posicionamentos, mas que compartilha as suas leituras, sem, contudo, impô-las. Nesse sentido, apresentam-se fundamentações teóricas que abordam a importância da literatura, na formação de um sujeito mais humano e que saiba se posicionar frente as leituras que faz, sejam elas de livros ou de mundo que lhe são propiciadas cotidianamente. Pretende-se que essa pesquisa possa contribuir com os educadores de áreas afins na reflexão sobre o seu papel no ensino de aulas significativas de literatura.

Biografia do Autor

Juliana Mangussi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

 Doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas e Pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela Universidade de Taubaté. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade de Taubaté. Finalizando Pedagogia, pela UNIJALES. Atua como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Ensino Médio em escolas particulares e Cursos Pré Vestibulares e Cursos de Pós Graduação em Alfabetização e Linguagem. Atuou como Professor Coordenador Formador na Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão, por 12 anos.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Mangussi, J. (2021). LITERATURA: DA FORMAÇÃO HUMANA AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Decifrar, 9(17), 154–166. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9134

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)