A UTILIZAÇÃO DE TOADAS SOBRE LENDAS AMAZÔNICAS E A PEÇA ROMEU E JULIETA, COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO, PARA TURMAS DE 9º ANO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE PARINTINS

Autores

  • Marcio Azevedo da Silva Universidade de Brasília-UNB

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9105

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma possibilidade diferente para atrair o aluno do 9º ano do ensino fundamental a começar a ler William Shakespeare, como forma de letramento literário, em uma escola pública no município de Parintins. O contato com toadas de Boi-Bumbá, especialmente as que concernem a relacionamentos amorosos entre casais pertencentes a tribos distintas, pode ativar um elo entre os enredos indígenas e a história dos famosos amantes Romeu e Julieta. A partir dessa relação entre o conhecido do discente, será possível apresentar-lhe o desconhecido que o aguarda na disciplina Língua Portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento Literário; Romeu e Julieta; Tamba-Tajá; Adana; Lendas Amazônicas.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

Azevedo da Silva, M. (2021). A UTILIZAÇÃO DE TOADAS SOBRE LENDAS AMAZÔNICAS E A PEÇA ROMEU E JULIETA, COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO, PARA TURMAS DE 9º ANO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE PARINTINS. Revista Decifrar, 9(17), 219–233. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9105

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)