O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ADAPTAÇÃO DOS CLÁSSICOS NA ESCOLA: RELATO DE UM FESTIVAL DE LITERATURA

RELATO DE UM FESTIVAL DE LITERATURA

Autores

  • Severino Rodrigues IFPE
  • Cristiane Maria Pereira Conde IFPE
  • Marineide Cavalcanti Arruda IFPE

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9059

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados obtidos no Festival de Literatura, realizado em 2019, no Instituto Federal de Pernambuco no Campus Barreiros. Partindo da leitura da obra Primas em cordel: versões rimadas de 12 clássicos da literatura universal, de Stélio Torquato Lima, e distribuído aos estudantes de escolas públicas por meio do PNBE Literário 2018. Este relato de experiência vem atestar que “o exercício de imaginação que a leitura de todo texto literário requer é uma das formas relevantes de o leitor assumir sua posição de sujeito” (COSSON, 2018, p. 50). Assim, nossa fundamentação teórica foi construída a partir das leituras de Cosson (2016, 2018, 2020), Calvino (1993) e Machado (2009). O engajamento dos discentes como protagonistas tanto nas leituras e discussões da obra literária norteadora quanto na recriação por meio de texto teatral e sua consequente encenação comprovaram que, quando a linguagem literária é efetivamente compreendida, a leitura faz sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

RODRIGUES, S.; MARIA PEREIRA CONDE, C. .; CAVALCANTI ARRUDA, M. O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ADAPTAÇÃO DOS CLÁSSICOS NA ESCOLA: RELATO DE UM FESTIVAL DE LITERATURA: RELATO DE UM FESTIVAL DE LITERATURA. Revista Decifrar, Manaus, v. 9, n. 17, p. 105–117, 2021. DOI: 10.29281/rd.v9i17.9059. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9059. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)