HIERARQUIA E SUJEIÇÃO EM SÃO BERNARDO

Autores

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a relação entre os personagens Paulo Honório, protagonista do romance S. Bernardo (Graciliano Ramos, 1934), e os funcionários Rosa e Marciano. Tal relação se dá, principalmente, com base no sentimento de posse que o personagem principal do livro tem sobre aquilo que ele acredita lhe pertencer, e nisso incluem-se os próprios empregados de sua fazenda. Além disso, este estudo busca demonstrar a verossimilhança existente entre estas personagens de Graciliano Ramos e os laivos senhoriais que, por muitos anos, marcaram a sociedade brasileira. Para demonstrar a situação acima exposta, esta análise tomará como ponto de partida as ideias centrais apontadas por Candido (2006), Lima (2017), Reis (1987), Souza (2017), bem como outros teóricos fundamentais para o entendimento das relações de poder em uma sociedade que mantém resquícios patriarcais.

Biografia do Autor

Marcos Hidemi de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui doutorado em Letras (2011) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Concluiu estágio de pós-doutoramento na UEL (2018). É professor do curso de graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição. A partir de abril de 2019, vem atuando como coordenador do PPGL. Participa dos grupos de pesquisa Estudos de Literatura Contemporânea: comparativismo, tradução e interartes (GELCON-UTFPR-Pato Branco) e Crítica e Recepção Literária (CRELIT-UENP-Cornélio Procópio). Publicou os livros sobre literatura Mulheres de Graciliano (Eduel, 2013), Várias tessituras (Eduel, 2015), Os desvãos da ordem patriarcal (Eduel, 2017), Escritos de parceria (Appris, 2018), Marcas da ordem patriarcal na literatura brasileira (Eduel, 2019) e os livros de poesia Dança de palavras e sons (AtritoArt, 2005), Poesiar (Medusa, 2017),Eros & Piras (Medusa, 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: romances brasileiros; ordem patriarcal, figuras femininas, canção brasileira.

Downloads

Publicado

2021-03-21

Como Citar

dos Santos Dalmolin, M., & Hidemi de Lima, M. . (2021). HIERARQUIA E SUJEIÇÃO EM SÃO BERNARDO. Revista Decifrar, 8(16), 33–48. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/8159

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)