“A CONCEPÇÃO”: A POÉTICA POLÍTICA DE UM MOVIMENTO JUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v8i15.7229Resumo
A morte do ego e o parto de múltiplas personagens instantâneas foi o mote do movimento chamado de “A Concepção” (2006), filme dirigido por José Eduardo Belmonte. Festas, orgias sexuais, uso de drogas e estelionato estavam entre as principais táticas dos concepcionistas. Os jovens de Brasília tematizados no longa metragem desenvolvem suas ações políticas baseados em obras poéticas, pincipalmente de William Blake, Arthur Rimbaud e Fernando Pessoa. Quais as feições poéticas e políticas dos concepcionistas? A análise dessas fontes literárias permite aprofundar a proposta do movimento juvenil em dissolver o ego em uma diversidade de outros. Da mesma forma, a análise política dessa revolta permite aproximar sua característica temporária e nômade de heresias medievais (como a do Movimento do Livre-Espírito), da geração beat norte-americana e da proposta de zona autônoma temporária, de Hakim Bey.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).