“A CONCEPÇÃO”: A POÉTICA POLÍTICA DE UM MOVIMENTO JUVENIL

Autores

  • Ricardo Mendes Mattos (USP)

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v8i15.7229

Resumo

A morte do ego e o parto de múltiplas personagens instantâneas foi o mote do movimento chamado de “A Concepção” (2006), filme dirigido por José Eduardo Belmonte. Festas, orgias sexuais, uso de drogas e estelionato estavam entre as principais táticas dos concepcionistas. Os jovens de Brasília tematizados no longa metragem desenvolvem suas ações políticas baseados em obras poéticas, pincipalmente de William Blake, Arthur Rimbaud e Fernando Pessoa. Quais as feições poéticas e políticas dos concepcionistas? A análise dessas fontes literárias permite aprofundar a proposta do movimento juvenil em dissolver o ego em uma diversidade de outros. Da mesma forma, a análise política dessa revolta permite aproximar sua característica temporária e nômade de heresias medievais (como a do Movimento do Livre-Espírito), da geração beat norte-americana e da proposta de zona autônoma temporária, de Hakim Bey.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

MENDES MATTOS, R. “A CONCEPÇÃO”: A POÉTICA POLÍTICA DE UM MOVIMENTO JUVENIL . Revista Decifrar, Manaus, v. 8, n. 15, p. 132–145, 2020. DOI: 10.29281/rd.v8i15.7229. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/7229. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

TEMAS LIVRES