FORMAÇÃO LEITORA: UMA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA POESIA INFANTIL EM POEMAS SELECIONADOS DOS PIAUIENSES CLIMÉRIO FERREIRA E MARTINS NAPOLEÃO
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v8i15.7152Resumo
RESUMO: A poesia infantil, como afirma Bordini (1981), sofre com os obstáculos do menosprezo às iniciativas ligadas ao estudo dessa área. A poesia de autores piauiense direcionada a criança é desfavorecida com a falta de estudos, embora aos poucos venham se estabelecendo, a investigação ainda é um tanto limitada, constitui-se por produções de pouco pesquisa no âmbito acadêmico. Tendo como base a teoria literária infantil para a fundamentação do problema, o propósito desta pesquisa é investigar a contribuição da poesia dos autores piauienses, Climério Ferreira (2008) e Martins Napoleão (2003), para a poesia para crianças, como pode ser apreciado por este público, o leitor em formação. Tem, pois, como objetivo discutir os pressupostos da poesia infantil, suas especificidades, verificar como estes textos literários são adequados para a leitura de crianças e sua atuação dentro da literatura piauiense. Pretende-se analisar poemas acessíveis ao público mencionado, considerando as peculiaridades estéticas, elementos, temáticas e formas constituintes da poética infantil, tal como a sonoridade rítmica, elementos linguísticos e formas de construção pela qual induz a interação da criança com o texto possibilitando momentos imaginativos. Um exemplo disso, é o diálogo estabelecido entre o poema Um momento, na minha cidade humilde e a cantiga de roda Ciranda, cirandinha, à medida em que Napoleão integra à temática imagética do poema características do folclore brasileiro e caracteriza-o como de origem popular, o leva a aproximar-se do universo infantil, podendo considerar-se como apropriado e aceito pelo público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).