LEITURA CRÍTICA: DISCUTINDO O PAPEL DA MULHER A PARTIR DA OBRA “AMOR DE PERDIÇÃO”
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v7i13.5284Resumo
O presente artigo visou promover a leitura crítica a partir da análise literária na sala de aula utilizando como ferramenta didática a obra “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, este estudo objetivou propiciar aos alunos a leitura e reflexão quanto ao papel da mulher dentro da literatura romântica aos dias atuais, possibilitando um entrelaçamento de posição crítica e debate por meio da análise literária e interpretação dos textos, inserindo a obra e os discentes no mesmo âmbito. As atividades didáticas referem-se a uma aula no Ensino Médio, no município de Manaus-AM, com os alunos do 2º ano, a metodologia utilizada deu-se de forma qualitativa buscando o desenvolvimento da competência leitora, além de utilizar a pesquisa bibliográfica e de campo, a aplicação de questionários e entrevistas com os educandos e educadores. A base teórica deste estudo é composta por Umberto Eco (2000) e Antônio Candido (2011) que foram amplamente explorados para fundamentar a importância da formação do leitor através da literatura, assim como, Paulo Freire (1989) e Delaine Cafiero (2010) para destacar a relevância de desenvolver a competência leitora e interpretativa, bem como a análise de textos literários. Rita Felski (2003), Mikhail Bakhtin (1997) e outros se inserem na análise e reflexão do papel da mulher e suas conquistas na literatura. Os resultados obtidos demonstram que, apesar do baixo índice de leitores assíduos, desenvolver a leitura crítica nos alunos amplia sua formação, assim como, os capacita para análises e discussões.
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