O POETA E O OUTRO: A ALTERIDADE COMO TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM MÁRIO E DRUMMOND

a alteridade como tomada de consciência em Mário e Drummond

Autores

  • Thaís Cristina da Silva UnB

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v6i12.4908

Resumo

O trabalho realiza uma comparação sobre a temática da alteridade na poética de Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. Partimos do pressuposto de que a construção desse outro está diretamente relacionada à posição e ao engajamento dos respectivos poetas dentro das distintas fases do modernismo brasileiro. A análise dos poemas Dois poemas acreanos e Operáro no mar corrobora essa conjetura, em Mário, o otimismo da primeira geração promove a idealização do outro e a comoção pela identidade comum, já Drummond, oriundo da geração de 30 e da consciência do atraso, ressalta a impossibilidade do encontro com o outro. A alteridade surge na poética de Mário como instância cultural, e em Drummond, como forma de conhecimento, de convocação à luta de classes.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

DA SILVA, T. C. O POETA E O OUTRO: A ALTERIDADE COMO TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM MÁRIO E DRUMMOND: a alteridade como tomada de consciência em Mário e Drummond. Revista Decifrar, Manaus, v. 6, n. 12, p. 98–113, 2018. DOI: 10.29281/rd.v6i12.4908. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/4908. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

TEMAS LIVRES