“LER, COMPREENDER, INTERPRETAR...” UMA DIDÁTICA BASEADA NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Autores

  • Hudson Silva de Azevedo Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3822

Resumo

Considerando a relevância que a teoria literária, Estética da Recepção, dá aos leitores pelo fato de dialogarem com as narrativas e com os autores das mesmas, propagando, exaltando e atualizando o sentido de determinada obra, este trabalho objetiva apresentar as contribuições desta teoria, proposta por Hans Robert Jauss, utilizada como ferramenta didática para o desenvolvimento da competência leitora-interpretativa dos alunos do Ensino Médio, além de ressaltar os protagonistas e antagonistas do ensino da literatura na escola. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, uma vez que estes dois métodos proporcionaram uma percepção mais completa da problemática leitora-interpretativa aqui questionada. Dessa maneira, além de Jauss (1994), utilizou-se também como base teórica Lajolo (1993), Alves (2016), Cosson (2014) e Bordini & Aguiar (1988) os quais destacam algumas realidades sociais e salientam a importância de um ensino literário centrado no leitor. Por conseguinte, este debate teórico foi confrontado com os dados adquiridos em campo, através de entrevista, questionário e principalmente pela prática didática baseada no método recepcional, notando-se, assim, que esta proposta de ensino-aprendizagem propicia de fato uma leitura mais significativa dos textos literários, aproximando os jovens destes cânones da literatura.

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Biografia do Autor

Hudson Silva de Azevedo, Universidade Nilton Lins

Hudson Silva de Azevedo, natural de Manaus, Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins e Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Literatura - pela Universidade Nilton Lins.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

AZEVEDO, H. S. de. “LER, COMPREENDER, INTERPRETAR...” UMA DIDÁTICA BASEADA NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO. Revista Decifrar, Manaus, v. 5, n. 9, p. 98, 2017. DOI: 10.29281/rd.v5i9.3822. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/3822. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

TEMAS LIVRES