“LER, COMPREENDER, INTERPRETAR...” UMA DIDÁTICA BASEADA NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Autores

  • Hudson Silva de Azevedo Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3822

Resumo

Considerando a relevância que a teoria literária, Estética da Recepção, dá aos leitores pelo fato de dialogarem com as narrativas e com os autores das mesmas, propagando, exaltando e atualizando o sentido de determinada obra, este trabalho objetiva apresentar as contribuições desta teoria, proposta por Hans Robert Jauss, utilizada como ferramenta didática para o desenvolvimento da competência leitora-interpretativa dos alunos do Ensino Médio, além de ressaltar os protagonistas e antagonistas do ensino da literatura na escola. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, uma vez que estes dois métodos proporcionaram uma percepção mais completa da problemática leitora-interpretativa aqui questionada. Dessa maneira, além de Jauss (1994), utilizou-se também como base teórica Lajolo (1993), Alves (2016), Cosson (2014) e Bordini & Aguiar (1988) os quais destacam algumas realidades sociais e salientam a importância de um ensino literário centrado no leitor. Por conseguinte, este debate teórico foi confrontado com os dados adquiridos em campo, através de entrevista, questionário e principalmente pela prática didática baseada no método recepcional, notando-se, assim, que esta proposta de ensino-aprendizagem propicia de fato uma leitura mais significativa dos textos literários, aproximando os jovens destes cânones da literatura.

Biografia do Autor

Hudson Silva de Azevedo, Universidade Nilton Lins

Hudson Silva de Azevedo, natural de Manaus, Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins e Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Literatura - pela Universidade Nilton Lins.

Referências

ALVES, Sônia Maria. A linguagem e a construção literária. Manaus: Valer, 2016.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2. ed., 2005.

BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira. Uma Estética do Performativo: Concepção de literatura pela Teoria do Efeito Estético. Revista de Letras, São Paulo, v.47, n.2, 2007.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Edital nº 10, de 14 de abril de 2016. Exame nacional do ensino médio – ENEM 2016.

______. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 12. ed., Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.

CALDAS, Graça. Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, 2006.

CALVINO, Italo. Por que ler os Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed., Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed., 5ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2014.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999.

FARIA, Fernanda Cristina Ribeiro. A Estética da Recepção contribuindo para o ensino de Literatura Infantil. Dissertação de Mestrado defendida na Unesp/ Campus de Presidente Prudente, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

JAUSS, Hans Robert. A História da Literatura como provocação à Teoria Literária. São Paulo: Editora Ática S.A., 1994.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Azevedo, H. S. de. (2017). “LER, COMPREENDER, INTERPRETAR.” UMA DIDÁTICA BASEADA NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO. Revista Decifrar, 5(9), 98. https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3822

Edição

Seção

TEMAS LIVRES