O ITINERÁRIO ROUSSEAUNIANO NAS ILAÇÕES DE UMA LINGUAGEM MUSICADA:

OU O PERCURSO DAS PAIXÕES NO ÂMBITO DA ESCRITA E DA FALA

  • Yvisson Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas -UFAL

Resumo

o presente artigo traz as referências de Jean-Jacques Rousseau sobre as origens da linguagem através das paixões. É pontuada, também, a importância filosófica e educacional do genebrino, bem como o papel relevante que o mesmo teve nos prenúncios do Iluminismo e do Contratualismo. Na educação temos os cuidados educativos, em o Emílio (2004), da formação do ser que é bom por natureza. Para a formação do bom selvagem, segundo Rousseau, o uso da linguagem escrita e falada é um mecanismo fundante na formação do sujeito. Para tal, o Ensaio sobre a origem das línguas (1962) vem esclarecer a importância dos sons primevos: os queixumes, os choros ou o riso que formam as paixões musicadas, ou os sentimentos do sujeito. Concluindo que para ser humano, somos devedores da linguagem que nos transformam em seres sociais através da estética sonora e escrita da linguagem primeva.   

Biografia do Autor

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas -UFAL
Doutorando em Educação pelo CEDU/PPGE/UFAL. E-mail: yvissongomes@hotmail.com

Referências

ARBOUSSE-BASTIDE; MACHADO, L. G. In: Ensaio sobre a origem das línguas. Trad. Lourdes Santos Machado. Rio de Janeiro- Porto Alegre- São Paulo: Globo, 1962.

ARCO JR, M. D. B. A obra fundadora. In. REVISTA CULT 172. São Paulo: Bregantini, 2012.

BECKER, E. Política e Linguagem em Rousseau. [Tese de Doutorado]: São Paulo, 2008. Disponível em: << http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25092008-165413/pt-br.php >> Acesso em 01 de outubro de 2017.

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

DASCAL, M. Linguagem e pensamento segundo Rousseau. In: Manuscrito e Revista de Filosofia. Vol. III nº 2, 1980.

GANOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2005.

LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. 3 ed. Tradução de Fátima Sá Correia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PALMER, J. A. 50 grandes educadores. São Paulo: Contexto, 2005.

ROUSSEAU, J-J. Emílio ou a Educação. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ROUSSEAU, J-J. Do Contrato Social. Tradução de Ricardo Rodrigues da Gama. São Paulo: Russel, 2006.

____________. Ensaio sobre A Origem das Línguas. In: Obras J.J. Rousseau. Vol II. Trad. Lourdes Santos Machado. Rio de Janeiro – Porto Alegre – São Paulo: Globo, 1962.

STRATHERN, P. Rousseau em 90 minutos. Trad. Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

STRECK, D. R. Rousseau & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

VERRI, A. Politique et morale dans I’Essai sur L’Origine dês langues de Rousseau. In: Jean-Jacques Rousseau, Politique et Nation: Actes du IIº Colloque International de Montmorency. Paris: Honoré Champion Editeur, 2001.

Publicado
2018-01-07