CRÔNICAS DE D. JOÃO DA CÂMARA NA GAZETA DE NOTÍCIAS: A LEMBRANÇA DOS TEMPOS GLORIOSOS DIANTE DE UMA SOCIEDADE DECAÍDA.

Autores

  • Rita De Cássia Lamino de Araújo Rodrigues Unesp e UENP

Resumo

Na viragem do século XIX para o XX, Portugal, que havia sido uma das nações mais importantes do passado, encontrava-se em estado de marasmo social, político, econômico e cultural.  Os intelectuais portugueses, entre eles D. João da Câmara, cronista do jornal brasileiro Gazeta de Notícias no período de 1901 a 1905, acreditava que uma possível solução para alavancar o ânimo da sociedade diante da decadência do país era retomar o passado remoto e ilustre da nação. Para isso, D. João da Câmara, em suas crônicas, provinha-se de um fato ocorrido no presente para relembrar o passado. Entre eles, destacam-se eventos que envolviam os monumentos históricos do país e as expedições portuguesas para as colônias africanas.  Diante disso, esse artigo tem por intuito observar o modo como esse cronista  rememora o passado na tentativa influenciar o seu leitor e fazê-lo acreditar que Portugal ainda voltaria a ser uma grande nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita De Cássia Lamino de Araújo Rodrigues, Unesp e UENP

Doutora em Letras Literatura e vida Social pela UNESP – Campus de Assis. Professora colaboradora de Teoria Literária e Literatura Portuguesa do Centro de Letras, Ciência e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus de Jacarezinho. Membro do grupo de pesquisa “O gênero Romance: origem, transformações e tendências” da UENP.

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. BOTTAN, Denise. 3º reim. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BELCHIOR, Maria de Lourdes. A literatura e a cultura portuguesa na viragem do século XIX para o século XX. Revista da Faculdade de Letras: Filologia. Porto: Universidade do Porto, v. 6, p. 11 - 30, 1973. Disponível em <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1256.pdf> Acesso em 02 abr. 2013.

CÂMARA, João da. Na Batalha. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 23 dez. de 1901, p. 1.

_____. O Herói de Chaimite. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 3 fev. 1902, p. 1.

_____. A Expedição ao Barué. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 5 mai.1902, p. 1.

_____. Bailundo e Barué. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 6 out. 1902, p. 1.

_____. Mau Tempo. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 20 abr. 1903, p. 1

_____. Primeiro de Dezembro. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 7 jan. 1904, p. 1.

_____. A Feira da Ladra. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 22 set. 1904, p. 1.

_____. Manobras de outono. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 6 out. 1904, p. 4.

CAMÕES. Luís. Os Lusíadas. Lisboa: Biblioteca Ulisseia, 2007.

FERNANDES, Annie Gisele. As respostas da intelligentsia lusitana ao Portugal de fins de Oitocentos: o nacionalismo e o messianismo literários. Via Atlântica (USP). São Paulo, 2003. v. 6. p. 29 – 44.

LOURENÇO, Eduardo. Labirinto da Saudade: psicanálise mítica do destino português. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

______. A Nau de Ícaro, seguido de Imagem e miragem da lusofonia. 3ª ed. Lisboa: Gradiva, 2004.

Downloads

Publicado

2017-07-23

Como Citar

Rodrigues, R. D. C. L. de A. (2017). CRÔNICAS DE D. JOÃO DA CÂMARA NA GAZETA DE NOTÍCIAS: A LEMBRANÇA DOS TEMPOS GLORIOSOS DIANTE DE UMA SOCIEDADE DECAÍDA. Revista Decifrar, 4(8), 120. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/3430

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)