MACHADO DE ASSIS

HISTÓRIA E LITERATURA.

Autores

  • Ricardo Santos David Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3363

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo tem como objetivo central, debater de maneira conceitual sobre a importância da obra de Machado de Assis para a literatura brasileira. De modo que foi possível concluir que o escritor foi um visionário sobre seu tempo, especialmente no debate sobre questões polêmicas à época e que permeavam suas obras. Para a literatura e formação de cultura brasileira, não há como negar a fundamental importância e participação de Machado de Assis. A justificativa para a escolha do tema consiste na expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica.

 

Palavras-chave: Machado de Assis; Literatura Brasileira; Letras.

 

 

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

Doutor em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias pela Uniatlantico. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Especialista em literatura e docência do ensino superior. Revisor de Textos de língua portuguesa, tradutor de língua inglesa. Professor de língua inglesa e portuguesa.

Referências

REFERÊNCIAS

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. Ed. São Paulo: atlas, 1996.

PIRES, André Monteiro Guimarães Dias; OLIVEIRA, Raquel Peralva Martins de. Machado de Assis: a realidade e o Realismo. CES Revista, v. 24, Juiz de Fora, 2010.

REALE, Miguel. A filosofia na obra de Machado de Assis. Livraria Pioneira editora, 1982.

RIBEIRO, Rondinele Aparecido. Considerações acerca do universo machadiano: memórias póstumas de Brás Cubas na literatura e no cinema. Universitas – fanorpi/uniesp, Santo Antônio da Platina, N. 2, 2013.

SANTANA, Patrícia Maria dos Santos. A Imortalidade de um Bruxo: Machado de Assis e a relevância de seus romances ontem e hoje. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Volume IX Número XXXIII ABR-JUN 2010.

SANTOS, V. dos.; CANDELORO, R. J. Trabalhos acadêmicos uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: Editora Age, 2006.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

David, R. S. (2017). MACHADO DE ASSIS: HISTÓRIA E LITERATURA. Revista Decifrar, 5(9), 91. https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3363

Edição

Seção

TEMAS LIVRES