A LEITURA NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS DEFICIENTES FÍSICOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Katyanne Koberstein Siqueira Faculdade Atual da Amazônia - FAA
  • Patricia Paiva de Mesquita Faculdade Atual da Amazônia - FAA

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa tem como foco de estudo a compreensão da relevância da leitura no processo de inclusão educacional de alunos deficientes Físicos, sob um estudo bibliográfico, tendo como foto em especial analisar a importância dessa prática educacional ao processo de ensino e aprendizagem desses discentes. Seu objetivo geral é compreender a importância da leitura no processo de inclusão educacional de alunos deficientes físicos: sob uma análise bibliográfica, tendo como objetivos específicos: conceituar o processo de inclusão educacional no contexto brasileiro; realizar levantamento literário sobre a importância da leitura na inclusão educacional; compreender o processo de ensino e aprendizagem e analisar a importância da leitura relacionando-a ao processo de ensino e aprendizagem de alunos deficientes físicos. Para atingir esses objetivos foi utilizada a pesquisa bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Inclusão Educacional. Alunos Deficientes. Ensino e Aprendizagem.

Biografia do Autor

Katyanne Koberstein Siqueira, Faculdade Atual da Amazônia - FAA

Pedagoga, graduada pela FAA (Faculdade Atual da Amazônia) 2012. Acadêmica da segunda Licenciatura em Letras pela FANAN (2016)

Patricia Paiva de Mesquita, Faculdade Atual da Amazônia - FAA

Pedagoga, graduada pela FAA (Faculdade Atual da Amazônia) 2012. Acadêmica da segunda Licenciatura em Letras pela FANAN (2016).

Referências

ALVES, Doralice Veiga. Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico. 1 Ed. Vila Velha- ES, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2007

ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e prática pedagógica diversas. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

AMARAL, L. Conhecendo a deficiência. SP: Robe, 1995. p. 47

AMIRALIAN, Maria LT; PINTO, Elizabeth B. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública vol.34 n.1 São Paulo Feb. 2000. Disponível em:<http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000100017>. Acessado em 20 de marc. 2015.

BRASIL, Lei 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Decreto n. 5.296, de 2 de Dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de Novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas e 10.098, de 19 de Dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2004.

Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes. Resolução Aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 09/12/1975.

FERREIRA, W. B. Escola inclusiva: será que sou a favor ou contra uma escola de qualidade para todos? Inclusão. Revista da Educação Especial, Brasília/SEE, p. 40-46, out. 2005.

DESSEN, Maria Auxiliadora. POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. Abr 2007, vol.17, n.36. p.21-32.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf>. Acesso em: 04 set. 2010.

HOUAISS, Minidicionário da língua portuguesa/organizado pelo instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda.- 2. Ed. Ver. E aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2000.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.1989.

__________, A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Edição 70, 2005.

Downloads

Como Citar

Koberstein Siqueira, K., & Paiva de Mesquita, P. (2016). A LEITURA NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS DEFICIENTES FÍSICOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. Revista Decifrar, 4(7), 179. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/2795

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)