A DESINTEGRAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E A VIOLÊNCIA NO CONTO A CALIGRAFIA DE DEUS, DE MÁRCIO SOUZA E NO DOCUMENTO HISTÓRICO MURAIDA, DE JOÃO HENRIQUE WILKENS
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir sobre “A desintegração da identidade e a violência no conto A Caligrafia de Deus, de Márcio Souza e no documento histórico Muraida, de João Henrique Wilkens”. Para isso, adotam-se como bases teóricas os trabalhos de: Hall (2005); Rincon (2012); Guedelha (2012); Souza (2010); Ramos (2015), os quais servem de escopo para a leitura dessas temáticas recorrentes. Para tanto, o trabalho dividiu-se em dois tópicos: no primeiro, tratou-se brevemente a respeito da concepção de identidade e da desintegração da identidade cultural brasileira resultante da modernidade tardia, conforme Stuart Hall (2005). Após isso, realizou-se um paralelo da perda da identidade cultural da etnia indígena e ribeirinha, no que tange às personagens Izabel Pimentel e Alfredo Silva, da obra A Caligrafia de Deus, de Márcio Souza (2008), e da tribo indígena Muhra, da obra Muraida, de João Henrique Wilkens (2012); e no segundo, estudam-se as manifestações de violência presentes nas duas obras analisadas. A pesquisa confirma o processo de desintegração da identidade indígena e ribeirinha e a violência contra as personagens das obras literárias supracitadas, decorrentes dos processos de aculturação, marginalização e extermínio, empregados pelos jesuítas no século XVIII, o qual continua vigorando, em pleno século XX, cometido por uma modernidade tardia, capitalista e opressora.Downloads
Referências
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