ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E SUAS RELAÇÕES COM AS CONCEPÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16195

Palavras-chave:

Ensino. Leitura. Educação básica. Base nacional comum curricular.

Resumo

O presente artigo propõe uma investigação das estratégias de leitura no Ensino Fundamental II e suas relações com as concepções da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo geral é compreender as relações entre as estratégias de leitura usadas por professores do Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A pesquisa é de cunho bibliográfico descritivo, uma vez que se propõe realizar uma descrição bibliográfica para compreender as relações entre as estratégias de leitura usadas por professores do Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A metodologia utilizada corresponde a uma amostra representativa dos livros didáticos de língua portuguesa; o enfoque é de cunho qualitativo. Os principais resultados evidenciam que existem relações entre as concepções da Base e as práticas docentes, quando os professores seguem as atividades propostas nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Waldemira Maria Paiva de Castro, SEDUC-AM

Graduação em Letras pela Universidade Nilton Lins (2005). Pós-graduada em língua portuguesa e suas literaturas (UEA). Mestre em Ciências da Educação pela (UNIT). Professora - Secretaria de desporto e Educação (SEDUC e SEMED). Cursando doutorado ( UNIT).

Juan Alberto Beranger, Universidade de Pesquisa da Integração das Américas.

Docente, Investigador, Escritor, Par Evaluador, Conferencista, Panelista, Consultor. Dr. en Ciencias
Políticas, Master en Educación Superior, Licenciado en Ciencia Política. Posee especializaciones en Defensa como egresado de la National Defense University, Center for Hemispheric Defense Studies, Washington DC, USA, Posee una especialización en Theory and Tools in Negotiation – CMI International at Harvard Faculty; Ex Rector de la Universidad Americana (Asunción, Paraguay; Ha participado como Jurado en diversas Mesas de Defensa de Tesis; Es profesor en la Academia Diplomática y Consular del
Paraguay y diversas Universidades. Professor/orientadorUNIT/Brasil-UNIDA/PY. E-mail: juanberanger@hotmail.com

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

PAIVA DE CASTRO, W. M.; BERANGER, J. A. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E SUAS RELAÇÕES COM AS CONCEPÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . Revista Decifrar, Manaus, v. 12, n. 24, p. e2424219, 2025. DOI: 10.29281/rd.v12i24.16195. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16195. Acesso em: 3 maio. 2025.

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