ESCREVENDO A PARTIR DA FERIDA: UMA ANÁLISE DA PROSA POÉTICA ÁGUAS DE KALUNGA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
WRITING FROM THE WOUND: AN ANALYSIS OF THE POETIC PROSE ÁGUAS DE KALUNGA, BY CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v12i23.15363Palavras-chave:
Escrita, Conceição Evaristo, Gloria Anzaldúa, Kalunga, CuraResumo
Para este texto nós escolhemos a prosa poética “Águas de Kalunga”, de Conceição Evaristo, para (re)construir histórias que atualmente são contadas, mas que ainda escutamos muito pouco. A partir da análise duma perspectiva descolonizante, neste artigo nosso olhar se voltará para a literatura (escrita e leitura) como ferramenta de cura e transformação da subjetividade em uma experiência ora pessoal, ora coletiva, além de agir como um ato de expansão da consciência. O nosso interesse é oferecer uma opção teórica que explore a subjetividade do sujeito e coletividades a partir dum pensamento descolonial ao mesmo tempo em que construímos uma ação e movimento étnicos, ou seja, uma conscientização e superação das limitações relacionadas aos preconceitos e discriminações étnico-raciais. Para que nosso objetivo seja alcançado, levantamos a noção de autohistoria de Gloria Anzaldúa, bem como reflexões de outras mulheres negras feministas, como as de Leda Maria Martins (Tempo Espiralar) e da própria Conceição Evaristo (Escrevivência), enquanto as nossas reflexões se entrelaçam nesse processo de escrita-análise. As palavras de Águas de Kalunga confirmam o mar como um lugar de dor (ferida), mas também de cura, uma vez que o vemos como lugar de conhecimento ancestral que podem nos guiar e mostrar um conhecimento mais profundo de nós mesmos e do outro que está em nós.
Downloads
Referências
ALVES, Miriam. Juntar pedaços. Rio de Janeiro: Malê, 2021.
ANZALDÚA, Gloria. Interviews/Entrevistas. Edited by AnaLouise Keating. New York/London: Routledge, 2000.
ANZALDÚA, Gloria. The Gloria Anzaldúa Reader. Durham: Duke University Press, 2009.
ANZALDÚA, Glória E. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books. 2012.
ANZALDÚA, Glória E. Light in the dark/Luz en lo oscuro: Rewriting identity, spirituality, reality. Edited by AnaLouise Keating. Durham: Duke University Press, 2015.
ARAÚJO, Eliza de Souza Silva. Morrison, Angelou e Evaristo: mulheres negras e escrita revolucionária. 2021. 225 p. Tese (Doutorado). João Pessoa: UFPB, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21268?locale=pt_BR Acesso em: 10 de abril de 2024.
BENJAMIN. Obras escolhidas II: Rua de mão única. Tradução: Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1995.
COLLINS, Patricia Hill. Black feminist thought. Knowledge, consciousness and the politics of empowerment. New York: Routledge, 2000.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza, 2003
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Belo Horizonte: Mazza, 2006.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Trad. Paloma Martinez Cruz. Austin-TX: Host Publications, 2007.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2014.
EVARISTO, Conceição. L'histoire de Poncia. Trad. Patrick Louis. Paris: Anacaona, 2015.
EVARISTO, Conceição. Macabéa, flor de mulungu. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023.
EVARISTO, Conceição. Poemas malungos – Cânticos irmãos / Maria da Conceição Evaristo de Brito. 172 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2011.
EVARISTO, Conceição. Águas de Kalunga. Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio, 2019, podcast (15:30min.).
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
EVARISTO, Conceição. Ocupação Conceição Evaristo. São Paulo: Itaú Cultural, 2017.
hooks, bell. Art On My Mind: Visual Politics. New York: The New Press, 1995.
KEATING, AnaLouise. Entre mundos/Among Worlds: new perspectives on Gloria Anzaldúa. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
KEATING, AnaLouise. The Anzaldúan theory handbook. Durham and London: Duke University Press, 2022.
LIENHARDR, Martin. Kalunga o el recuerdo de la trata esclavista en algunos cantos afro-americanos. Revista Iberoamericana. Vol. LXV, Nums. 188-189, Julio-Diciembre 1999; p. 505-517. Disponível em: file:///C:/Users/jptin/Downloads/lienhard-2023-kalunga-o-el-recuerdo-de-la-trata-esclavista-en-algunos-cantos-afro-americanos.pdf Acesso em: 01/05/2024.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine. (Ed.). On decoloniality: concepts, analytics, práxis. Durham: Duke University Press, 2018.
SHARPE, Christina. In the Wake: On Blackness and Being. Duke University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JOAO PAULO TINOCO, Dra.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).