ENTRE ESCRITAS E VIVÊNCIAS: O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCRITA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E PAULINA CHIZIANE

BETWEEN WRITINGS AND EXPERIENCES: THE ROLE OF STORYTELLING IN THE WRITING OF CONCEIÇÃO EVARISTO AND PAULINA CHIZIANE

Autores

  • Letícia Franzini Universidade Federal de São Carlos - UFCar
  • Daniel Marinho Laks Universidade Federal de São Carlos - UFCar

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v11i22.13684

Palavras-chave:

Contação de histórias; escrevivência; Paulina Chiziane; Conceição Evaristo.

Resumo

O artigo intitulado Entre escritas e vivências: o papel da contação de histórias na escrita de Conceição Evaristo e Paulina Chiziane, tem como objetivo a análise da posição das duas autoras com relação ao seu fazer literário. Nesse sentido, este texto se concentra na análise das obras literárias O Alegre Canto da Perdiz de Paulina Chiziane e Olhos d'água de Conceição Evaristo, explorando o papel fundamental da contação de histórias e da escrevivência nas narrativas. Além disso, temos como objetivo a análise da maneira como as autoras utilizam a arte de contar histórias para dar voz a personagens femininas e seus espaços, enfatizando a resiliência e as experiências únicas dessas mulheres. Investigando, portanto, como as obras abordam a crítica pós-colonial ao reimaginar histórias tradicionalmente silenciadas e destacar a importância da representatividade. A comparação entre as duas obras ressalta como a contação de histórias e a escrevivência podem ser ferramentas poderosas para explorar temas como identidade, gênero e história, proporcionando uma visão rica e multifacetada sobre a experiência feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Franzini, Universidade Federal de São Carlos - UFCar

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos. E-mail leeh.franzini@gmail.com http://lattes.cnpq.br/3083038026451036

Daniel Marinho Laks , Universidade Federal de São Carlos - UFCar

É professor adjunto e professor do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com financiamento FAPERJ. http://lattes.cnpq.br/9531610287211600

Referências

CHIZIANE, Paulina. O alegre canto da perdiz. Porto Alegre: Dublinense, 2018.

EVARISTO, Conceição. Escritora Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural: depoimento [jun. 2017]. Entrevistadores: Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. TVBRASIL, 2017a. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xn2gj1hGsoo. Acesso em 08/08/2023.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org. e Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

HERMINIO, Beatriz. A escrevivência carrega a escrita da coletividade, afirma Conceição Evaristo. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/a-escrevivencia-carrega-a-escrita-da-coletividade-afirma-conceicao-evaristo>. Acesso em: 07/08/2023.

LEITE, Ana Mafalda. Literaturas Africanas e Formulações Pós-Coloniais.Lisboa: Edições Colibri, 2003

NOA, Francisco. Uns e outros na literatura moçambicana: ensaios. São Paulo: Editora Kapulana, 2017.

OLIVEIRA, Marcelo de Jesus de; SAMPAIO, Julian Casimiro de Camargo; SILVA, Olivia Aparecida Entre e para além da literatura: um estudo da noção “escrevivência”, de Conceição Evaristo. Nau Literária, p. 166–194, 13 dez. 2021. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/110421>. Acesso em: 08/08/2023.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

VALENTIM, Jorge Vicente. Pelas Margens do Atlântico e do Índico: (ensaios sobre literaturas africanas de língua portuguesa). Manaus, AM: UEA Edições, 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

FRANZINI, L.; MARINHO LAKS , D. . ENTRE ESCRITAS E VIVÊNCIAS: O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCRITA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E PAULINA CHIZIANE: BETWEEN WRITINGS AND EXPERIENCES: THE ROLE OF STORYTELLING IN THE WRITING OF CONCEIÇÃO EVARISTO AND PAULINA CHIZIANE. Revista Decifrar, Manaus, v. 11, n. 22, p. 152–161, 2024. DOI: 10.29281/rd.v11i22.13684. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/13684. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)