LEI 10.639/2003 (LEI 11.645/2008) E AS FERRAMENTAS CRÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO BÁSICO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO À DOCÊNCIA (PAD) E ESTÁGIO À DOCÊNCIA (PED) DA UNICAMP
Resumo
A Lei 10.639/2003 é um segmento legal que respalda um conjunto de políticas públicas que visa restaurar o protagonismo das culturas, Histórias e Literaturas afro-brasileiras e africanas que outrora têm sido silenciadas pelas narrativas hegemônicas. Este trabalho visa analisar a experiência do Programa de Auxílio à Docência (PAD) e Estágio Docência (PED) da disciplina de Laboratório de Ensino em Literatura voltada ao ensino das Literaturas Africanas na Unicamp. O foco é compreender como as propostas teóricas e metodológicas desenvolvidas na disciplina subsidiam os estudantes em selecionar corpus e formar os seus repertórios críticos, e conhecer diversas perspectivas historiográficas e temáticas que fundamentam o estudo e ensino das Literaturas Africanas. A metodologia se constitui na análise de um conjunto de matérias e conteúdos trabalhados pela professora supervisora e dos dois bolsistas do Programa do Estágio e Auxílio à Docência. Por outro lado, analisar os materiais e apresentações de roteiros de aula feitos pelos estudantes como componente avaliativo da disciplina. Compreendemos que as propostas metodológicas e a indicação de textos literários de diferentes países, junto de leitura e discussões bibliográficas permitiram o contato crítico-analítico com as produções literárias e as questões que circunscreviam as obras das Literaturas Africanas a partir do reconhecimento de realidades históricas e geográficas do próprio continente africano, possibilitando tematizar e estudar as suas culturas de modo crítico e a relação estabelecida com os demais locais do mundo.
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