LEI 10.639/2003 (LEI 11.645/2008) E AS FERRAMENTAS CRÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO BÁSICO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO À DOCÊNCIA (PAD) E ESTÁGIO À DOCÊNCIA (PED) DA UNICAMP

Autores

  • Ianes Augusto Cá UNICAMP
  • Joyce Brito dos Santos UNICAMP

Resumo

A Lei 10.639/2003 é um segmento legal que respalda um conjunto de políticas públicas que visa restaurar o protagonismo das culturas, Histórias e Literaturas afro-brasileiras e africanas que outrora têm sido silenciadas pelas narrativas hegemônicas. Este trabalho visa analisar a experiência do Programa de Auxílio à Docência (PAD) e Estágio Docência (PED) da disciplina de Laboratório de Ensino em Literatura voltada ao ensino das Literaturas Africanas na Unicamp. O foco é compreender como as propostas teóricas e metodológicas desenvolvidas na disciplina subsidiam os estudantes em selecionar corpus e formar os seus repertórios críticos, e conhecer diversas perspectivas historiográficas e temáticas que fundamentam o estudo e ensino das Literaturas Africanas. A metodologia se constitui na análise de um conjunto de matérias e conteúdos trabalhados pela professora supervisora e dos dois bolsistas do Programa do Estágio e Auxílio à Docência. Por outro lado, analisar os materiais e apresentações de roteiros de aula feitos pelos estudantes como componente avaliativo da disciplina. Compreendemos que as propostas metodológicas e a indicação de textos literários de diferentes países, junto de leitura e discussões bibliográficas permitiram o contato crítico-analítico com as produções literárias e as questões que circunscreviam as obras das Literaturas Africanas a partir do reconhecimento de realidades históricas e geográficas do próprio continente africano, possibilitando tematizar e estudar as suas culturas de modo crítico e a relação estabelecida com os demais locais do mundo.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

AUGUSTO CÁ, I.; BRITO DOS SANTOS, J. LEI 10.639/2003 (LEI 11.645/2008) E AS FERRAMENTAS CRÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO BÁSICO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO À DOCÊNCIA (PAD) E ESTÁGIO À DOCÊNCIA (PED) DA UNICAMP . Revista Decifrar, Manaus, v. 10, n. 20, p. 125–140, 2022. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/11207. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)