NO LANÇAR DOS DADOS: SUJEITOS AMBIVALENTES E FRONTEIRAS IMAGINADAS EM ERASMO LINHARES

Autores

  • Fadul Moura Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as formas de controle encontradas na malha textual elaborada por Erasmo Linhares no livro de contos intitulado O tocador de charamela (2005). Para alcançar o proposto, selecionou-se o conjunto de textos Jogo de dados, em que a tríade de contos encena o mecanismo da linguagem controladora na figura de um dado. Os conceitos-chave para a análise serão o sujeito, de Hall, o limite e a fronteira, de Hissa, e ambivalência, de Bauman. Com eles pretende-se esclarecer as formas de controle que o conto manifesta não só em sua estruturação, como também em seu narrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fadul Moura, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas e Professor Auxiliar Nível 1, em caráter temporário, no Departamento de Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas

Downloads

Como Citar

MOURA, F. NO LANÇAR DOS DADOS: SUJEITOS AMBIVALENTES E FRONTEIRAS IMAGINADAS EM ERASMO LINHARES. Revista Decifrar, Manaus, v. 2, n. 4, p. 149, 2015. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1065. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)