A TRADIÇÃO LITERÁRIA NAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Autores

  • João Paulo Cardoso Alves Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Maria Sebastiana de Morais Guedes Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Este trabalho visa apresentar o sentido da tradição literária nas Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, conforme o conceito de “sistema” introduzido por Antonio Candido em Formação da Literatura Brasileira. Segundo Candido (2006, p. 25), a literatura nacional formou-se através da constituição de um “sistema” em que se articulam obras, ligadas por um estilo ou linguagem que as aproxime em torno de um projeto estético em comum; autores “mais ou menos conscientes” de seu papel enquanto produtores de cultura; e um público leitor sem o qual “a obra não vive” (2006, p. 25). Estes três elementos assim ordenados dão origem a uma tradição, permitindo o surgimento de padrões e dando um caráter de civilização àquela literatura. Ainda de acordo com o Autor, duas datas delimitariam a formação da literatura brasileira: 1750 e 1880. À primeira corresponde a organização das primeiras Academias árcades; à segunda, por sua vez, a publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas na Revista Brasileira, de 15 de março a 15 de dezembro daquele ano. Desse modo, a obra de Machado de Assis consolida o sistema literário nacional, pois empreende um esforço de aproveitamento dos romancistas anteriores, resolvendo questões formais e temáticas por eles levantadas, e possibilita assim o surgimento de uma tradição da qual é, por um lado, ponto de chegada, e, por outro, ponto de partida. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva iluminar tal ideia de tradição e a maneira como ela se estrutura no romance de Machado de Assis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Cardoso Alves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduando em Letras – Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa.

Maria Sebastiana de Morais Guedes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Profa. Msc de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa.

Downloads

Como Citar

ALVES, J. P. C.; GUEDES, M. S. de M. A TRADIÇÃO LITERÁRIA NAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. Revista Decifrar, Manaus, v. 2, n. 3, p. 66, 2014. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1038. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)