TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA PAIS DE CRIANÇAS DE 04 A 08 ANOS COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO CLÍNICA.
Resumo
RESUMO
O treinamento de pais é uma técnica utilizada na Análise Aplicada do Comportamento (AAC) e surgiu como um procedimento eficaz no atendimento clinico, no qual, agrega importantes instruções que auxiliam pais e/ou responsáveis em suas dificuldades referentes à educação e manejo adequado frente a situações-problemas apresentadas por seus filhos. O objetivo deste estudo foi verificar na literatura cientifica, protocolos e/ou modelos de programas de treinamento de habilidades sociais para pais que possam ser utilizados no atendimento clínico como uma ferramenta auxiliar e eficaz. Foi utilizada revisão sistemática da literatura e a pesquisa foi feita através dos descritores: treinamento; habilidades sociais; pais e intervenção nas seguintes bases de dados SciELO, INDEXPSI e LILACS. A análise dos artigos foi feita através da análise de conteúdo. Como critério de inclusão foram selecionadas as publicações que se encontravam em formato de artigo com texto na íntegra online, publicados no período entre 2002 a 2017 e que apresentavam como idioma a língua portuguesa. Como critério de exclusão, foram descartadas publicações que não estivessem no formato de artigo, com texto incompleto ou redigido em idioma estrangeiro e também os que foram publicados fora do período delimitado para a pesquisa. Os resultados obtidos abarcaram um total de 11 artigos relacionados ao tema que foram divididos e analisados em duas categorias temáticas. Conclui-se que, as intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais, através do treinamento de pais, é um importante meio de prevenção, redução e extinção de comportamentos indesejados em crianças e pode colaborar de forma a evitar problemas escolares, intrafamiliares e sociais posteriormente.
Palavras-chave: Artigos científicos; Treinamento de habilidades; Intervenção clínica.