DA CONDIÇÃO INDIVIDUAL À SOCIAL: Uma síntese sobre o mecanismo psíquico do esquecimento em Sigmund Freud e Paul Ricoeur.

Autores

  • Alexsandra de França Discente do Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras/PB.
  • Fernanda Lúcia Pereira Costa Docente e Coordenadora de Extensão e Pesquisa do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras-PB; Mestre Sociedade e Cultura da Amazônia, Psicóloga e Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Docência do Ensino Superior.
  • Renato dos Santos Fernandes Discente do Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras/PB.
  • Wescley de Lira Mota Discente do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa/PB.
  • Denise Machado Duran Gutierrez Docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas – Manaus/AM.

Resumo

RESUMO

O artigo aborda o esquecimento e suas implicações na construção da subjetividade nos seus aspectos individuais, mas também na condição social e histórica do humano. A ideia central do trabalho fundamentou-se nos conteúdos referentes ao Pensamento Social na Amazônia e teve como principal obra de referência: “A Memória, a história, o esquecimento” de Paul Ricoeur, na qual o autor aborda a questão da memória coletiva como algo de interesse particular para a história. A parte III dessa obra serviu de base para a reflexão aqui apresentada nesse ensaio. Esse conteúdo foi posto em diálogo com a leitura freudiana do lugar do esquecimento na vida psíquica do sujeito e suas implicações na construção de sua condição histórica. O estudo busca evidenciar a relevância que o contexto e os aspectos históricos têm na dinâmica psíquica dos sujeitos e o quanto os investimentos de energia psíquica são partilhados de forma coletiva, levando à defesa de que a subjetividade, constituída tanto no sujeito individual como nos diferentes espaços sociais, pode ser concebida como subjetividade social ou intersubjetividade.

 

Palavras-Chave: Esquecimento, Subjetividade, Intersubjetividade.

 

ABSTRACT

The article addresses forgetting and its implications in the construction of subjectivity in its individual aspects, but also in the social and historical condition of the human being. The central idea of ​​the work was based on the contents related to Social Thinking in the Amazon and had as its main reference work: “Memory, history, oblivion” by Paul Ricoeur, in which the author discusses the topic of collective memory as something from particular interest to the story. Part III of this work served as the basis for the reflection presented here in this essay. This content was put into dialogue with the Freudian reading of the place of forgetting in the subject's psychic life and its implications in the construction of his historical condition. The study seeks to highlight the relevance that the context and historical aspects have in the psychic dynamics of the subjects and how the investments of psychic energy are shared collectively, leading to the defense that subjectivity, constituted both in the individual subject and in different spaces social, can be conceived as social subjectivity or intersubjectivity.

Keywords: Forgetfulness, Subjectivity, Intersubjectivity.

Biografia do Autor

Alexsandra de França, Discente do Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras/PB.

Discente do Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras/PB.

Fernanda Lúcia Pereira Costa, Docente e Coordenadora de Extensão e Pesquisa do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras-PB; Mestre Sociedade e Cultura da Amazônia, Psicóloga e Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Docência do Ensino Superior.

Docente e Coordenadora de Extensão e Pesquisa do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras-PB; Mestre Sociedade e Cultura da Amazônia, Psicóloga e Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Docência do Ensino Superior.

Renato dos Santos Fernandes, Discente do Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras/PB.

Discente do Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Santa Maria – Cajazeiras/PB.

Wescley de Lira Mota, Discente do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa/PB.

Discente do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa/PB.

Denise Machado Duran Gutierrez, Docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas – Manaus/AM.

Docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas – Manaus/AM.

Fonte: Kemel Barbosa (2021).

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Publicado

2021-11-01