O COTIDIANO DA CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA: Uma análise sobre os direitos da criança e atribuições do professor.

Autores

  • Claudia Guerra Monteiro Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Tatiana Lemes de Araújo Batista
  • Juscelino K. de Araújo
  • Rosemary Rossi
  • Lisandro Mamud Said Teixeira Administração pela Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO

O presente artigo motivou-se diante das indagações e situações cotidianas não contempladas na formação dos professores e demais profissionais na escola. O foco deste trabalho está nas diferenças encontradas em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com DSM- V, Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — o autismo é um transtorno do neuro desenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos e linguagem que precisam ser observadas e estudadas, uma vez que as principais características do transtorno e suas principais adaptações precisam ser adequadas ao plano de aula na escola e as terapias utilizadas no tratamento de pessoas com TEA, devem ter amparo legal para integração e orientações à prática educacional das equipes de atendimento do ensino regular. Através dela, observamos a amplitude do universo do Espectro Autista, a necessidade de educação comunitária no sentido de compreender e auxiliar a criança no desenvolvimento de sua autonomia e em sua integração na escola. Compreendemos com isso que, em razão dos níveis encontrados em perfis diferentes (leve, moderado e severo) e estes trazerem especificidades não previstas nos ambientes sociais e educacionais, o atendimento deve ser parcialmente integrativo e parcialmente em sistemas de atendimentos especializados. Para que haja compreensão nesta reflexão, utilizamos uma metodologia baseada na pesquisa bibliográfica que nos deu embasamento profundo para analisarmos pontos de vistas diferentes. 

Palavras- Chave: Integração. Inclusão. Transtornos. Adaptações Curriculares.

ABSTRACT

This article was motivated by the questions and daily situations not covered in the training of teachers and other professionals at school. The focus of this work is on the differences found in children with Autistic Spectrum Disorder (ASD). According to DSM-V, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders — autism is a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in social interaction, communication and behaviors and language that need to be observed and studied, since the main characteristics of disorder and its main adaptations need to be adequate to the school's lesson plan and the therapies used in the treatment of people with ASD must have legal support for integration and guidance to the educational practice of regular education service teams. Through it, we observe the breadth of the Autistic Spectrum universe, the need for community education in the sense of understanding and helping children in the development of their autonomy and integration into school. We understand that, due to the levels found in different profiles (mild, moderate and severe) and these bring specificities not foreseen in social and educational environments, the service must be partially integrative and partially in specialized care systems. In order to understand this reflection, we used a methodology based on bibliographical research that gave us a deep foundation to analyze different points of view.

 Keywords: Integration, Inclusion, Disorders, Curricular Adaptation.

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Biografia do Autor

Claudia Guerra Monteiro, Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.

Dra. em Ciências da Comunicação. Mestra em Teoria e Ensino da Comunicação. Professora Titular da Faculdade de Educação. Criou o primeiro mapa tátil do Amazonas, ganhador do Prêmio Samuel Benchimol e a Primeira patente da UFAM.

Tatiana Lemes de Araújo Batista

Mestranda em Educação, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela UEM em 2000. Especialização em Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropedagogia, Educação Especial TGD/TEA, Educação Especial TEA, Gestão Escolar Coordenação Pedagógica.

Juscelino K. de Araújo

Juscelino K. de Araújo: Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1994). Foi, em 1996, Assessor Jurídico de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Em Julho de 2000, foi Secretário Geral/Diretor Geral do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas. Em Julho de 2004, foi Assessor Jurídico Chefe da Presidência do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas. Em Janeiro de 2005, Secretário Geral/Diretor Geral do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas.

Rosemary Rossi

Rosemary Rossi: Formada em Pedagogia e Psicologia com Especialização na área de Deficiência Auditiva, Especialização em Avaliação e intervenção em distúrbios da aprendizagem. Pós-Graduação em Gestalt- terapia Infantil, Especialização em Educação Especial e Educação Especial Inclusiva. Formação em Análise do Comportamento Aplicado para o Autismo no contexto escolar.

Lisandro Mamud Said Teixeira, Administração pela Universidade Federal do Amazonas.

Lisandro Mamud Said Teixeira: Formado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, focado na área de Gestão Pública. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Comunicação e Tecnologia (PSICOTEC). 

Fonte: Kydroges (2021).

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Publicado

2021-11-01