ARTICULAÇÕES DIALÓGICAS: o Artigo de opinião à luz dos conceitos textuais Bakhtinianos.
Resumo
RESUMO
O presente trabalho visa analisar Artigos de opinião, considerando as perspectivas dialógicas presentes nos conceitos textuais Bakhtinianos, bem como evidenciar a importância desses conceitos como método de avaliação e análise de textos produzidos no âmbito escolar: Ensino Fundamental e Médio. Buscaremos também refletir e enfatizar a considerável relevância do uso do Artigo de opinião em sala de aula: seja como estratégia de produção textual, como também sendo um excelente elemento de formação crítica do alunado. Visando alcançar esses objetivos propostos, munimo-nos dos embasamentos teóricos adequados, os quais encontramos em autores como: Sobral, Bakhtin, Marcuschi, Rodrigues, Souza, Zimmer e Rosa. Foram analisados dois Artigos de opinião escritos por duas alunas do 9°ano do Ensino Fundamental. Ambas estudam numa Escola Pública Estadual, localizada no bairro Parque dez de novembro em Manaus. As temáticas abordadas nesses Artigos de opinião foram as seguintes: Casamento Gay e Aborto. Diante do proposto e explicitado, almejamos com este trabalho contribuir para que cada vez mais o dialogismo textual Bakhtiniano e o Gênero textual Artigo de opinião sejam normalmente utilizados no âmbito escolar do Ensino Básico, pois inúmeros estudos e pesquisas educacionais apontam nessa direção didática- pedagógica-curricular.
Palavras-chave: Dialogismo, Artigo de opinião, Análise, Ensino Básico, Avaliação, Bakhtinianos, Alunado.