CRIANÇAS COM AUTISMO NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO.

Autores

  • Larissa Nascimento dos Santos Educação Física Escolar pelo Instituto Educacional Líder.
  • Vitor Matsui de Paula Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Ivan de Jesus Ferreira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Resumo

RESUMO

Sabe-se que o processo educacional de crianças com deficiência pode gerar vários desafios, podendo ser acentuados quando realizado em escolas de ensino regular. Estudos vem mostrando que alunos que possuem autismo tendem a não participar das  aulas,  optando  por  isolar-se,  devido  à  falta  de  preparação  do  professor. Reconhecendo que tal problemática pode vir a afetar o desenvolvimento destes alunos, este estudo possui como objetivo propor meios de intervenção para inclusão deste escolar dentro das aulas práticas de Educação Física. Foi realizado um estudo de caso, acompanhando dois alunos autistas matriculados em uma instituição de ensino básico, durante um período de três meses a fim de avaliar possíveis evoluções. Têm-se como hipótese um aumento na incidência da participação nas atividades a partir da realização de aulas cooperativas. O estudo obteve como resultado respostas positivas  para  atividades  colaborativas,  além  de  um  aumento  de  socialização  e compreensão. Por fim, elucida-se quanto a importância do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem no âmbito inclusivo, trazendo uma proposta de inclusão.

Palavras-Chave: Inclusão; Educação Física; Autismo; TEA; Atividades Cooperativas.

ABSTRACT

It is known that the educational process of children with disabilities can generate several challenges, and can be accentuated when carried out in regular schools. Studies have shown that students who have autism tend not to participate in classes, opting to isolate themselves due to lack of teacher preparation. Recognizing that this problem may affect the development of these students, this study aims to propose means of intervention for inclusion of this school within the practical classes of Physical Education. A case study was carried out, accompanying two autistic students enrolled in a basic education institution, during a period of three months in order to evaluate possible evolutions. The hypothesis is an increase in the incidence of participation in activities from the execution of cooperative classes. The study resulted in positive responses  to  collaborative  activities,  as  well  as  increased  socialization  and understanding. Finally, it is elucidated as to the importance of the role of the teacher in the process of teaching-learning in the inclusive scope, bringing a proposal of inclusion.

Keywords: Inclusion; Physical Education; Autism; Cooperative Activities.

Biografia do Autor

Larissa Nascimento dos Santos, Educação Física Escolar pelo Instituto Educacional Líder.

Pós-graduanda em Educação Física Escolar pelo Instituto Educacional Líder. Manaus - Amazonas.

Vitor Matsui de Paula, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ivan de Jesus Ferreira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Fonte: Ivan Ferreira (2021).

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Publicado

2021-11-01