OS SISTEMAS ÉTICOS E SUA RELAÇÃO COM A AÇÃO DOCENTE PROFISSIONAL.

Autores

  • Kemel José Fonseca Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Alexandre Correia da Silva Jesus
  • Janne Kely da Silva Toledo de Almeida
  • Regina Célia Corrêa Viana
  • João Vitor Silva de Souza

Resumo

RESUMO

Ao longo dos tempos, temos vivificado a constante busca dos educadores na tentativa de compreender a relação existente entre a sua ação docente e os valores éticos e morais presentes neste cenário de gestão educativa. Como ponto de partida para a reflexão acerca desta temática, é importante atentarmos para os elementos da dimensão da caracterização humana e sua relação com formação ética profissional docente. “ Os níveis educativos  e modalidades de educação  cumprem funções sociais, seletivas, profissionais e culturais diferenciadas ( SACRISTÁN, 2000,p. 24). As dimensões de caracterização humana se evidenciam como a social, a espiritual, a biológica e a psicológica. Tomando essa marca de sujeito biopsicossocial, a espiritualidade é um elemento presente mesmo quando sua revelação é bastante subjetiva. Ao lado desses pontos, identificamos os sistemas éticos que, aliados às dimensões da caracterização da pessoa humana, elevam nossa consciência quanto ao papel de mediador/mediadora que precisamos desempenhar. Como ênfase, neste trabalho, faremos a abordagem a partir do sistema ético latino-americano, idealizado pelo argentino Enrique Dussel.

Palavras-chave: Funções sociais; Gestão educativa; Caracterização humana; Esperitualidade.

Fonte: Kemel Barbosa (2021).

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Publicado

2021-11-01