A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS NO ACOMPANHAMENTO DO AUTISMO INFANTIL.
Resumo
RESUMO
O eixo principal deste artigo fundamenta-se em analisar o uso de tecnologias como instrumento lúdico no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de 0 a 5 anos. A proposta vai de encontro ao projeto apresentado à Deputada estadual, profa. Terezinha Ruiz através do Dispositivo Autista de Inclusão (DAI), financiado por meio de Emenda da parlamentar. O PROEMEND/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM), dá amparo legal aos investimentos em pesquisa e inovação no estado. A partir de Silva e de outros teóricos, buscou-se compreender a importância de tratamentos precoces e individualizados. A criança com TEA possui dificuldades de interação social e de comunicação, sendo necessária a intervenção nos primeiros anos de vida, garantindo assim, maior eficácia. O uso de tecnologias aliadas à prática pedagógica oferece ambientes controlados e seguros, simulando ou auxiliando pais ou responsáveis no desenvolvimento das habilidades da criança com o transtorno.
Palavras-chave: TAE, FAPEAM, PROEMEND, ASD.
ABSTRACT
The main axis of this article is based on analyzing the use of technologies as a playful tool in the treatment of Autistic Spectrum Disorder (ASD) in children aged 0-5 years. The proposal is in line with the project presented to the state deputy, prof. Terezinha Ruiz through the Autistic Inclusion Device (DAI), financed through a Parliamentary Amendment. PROEMEND/2021, from the Amazonas State Research Support Foundation (FAPEAM), provides legal support for investments in research and innovation in the state. From Silva and other theorists, we sought to understand the importance of early and individualized treatments. Children with ASD have difficulties in social interaction and communication, requiring intervention in the first years of life, thus ensuring greater effectiveness. The use of technologies combined with pedagogical practice offers controlled and safe environments, simulating or helping parents or guardians in the development of the skills of the child with the disorder.
Keywords: TAE, FAPEAM, PROEMEND, ASD.