EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE CUIDADORES DE IDOSOS COM AÇÕES EDUCATIVAS EM PREVENÇÃO DE QUEDAS

Autores

  • Vitoria Max da Silva Pimentel Pimentel Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Juliana Oliveira de Lira Escola de Enfermagem de Manaus pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 
  • Julia Nare de Oliveira Andrade Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Layanne Caroline Alecrim de Oliveira Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Sidovan Rodrigues Peixoto Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Yasmin Lorena Mendonça de Abreu Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Resumo

INTRODUÇÃO

Entre os mecanismos mais comumente utilizados na assistência á saúde dos indivíduos, destacam-se a educação em saúde, que permite ao cuidador, seja ele, profissional, ou o familiar, diminuir significadamente as taxas de complicações posteriores relacionados à saúde do paciente, através da preocupação com as medidas preventivas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013). Entretanto, a educação em saúde permite que a ação não seja limitada apenas a transmissão de informações, orientada para a prevenção ou o tratamento da doença, mas abrange também a capacitação dos indivíduos para controlarem os seus próprios determinantes de saúde, através da criação ou do desenvolvimento de competências de ação (FEIO; OLIVEIRA, 2015). Atualmente, os modelos de atenção à saúde da pessoa idosa enfatizam o uso de ferramentas de autocuidado e de planos integrados de cuidado, visto que essa população está sujeita a complicações relacionadas à saúde. De acordo com Ferreti et al. 2013, em uma população 389 idosos em média o número de queda é de 1,6 (± 0,97) quedas ao ano. Assim, a educação em saúde mostra-se uma ferramenta a ser usada em todos os âmbitos do cuidado dessa população, seja na prevenção, terapêutica, reabilitação ou na promoção da saúde. OBJETIVO: Relatar os processos vivenciados durante a ação educativa dialogada para a equipe cuidadora dos idosos da Fraternidade dos Amigos e Irmão da Caridade (FAIC) visando à prevenção de quedas em idosos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa que ocorreu no dia 20 de julho de 2017 na sede do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PROASI), projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com intuito de capacitar os profissionais envolvidos no cuidado de idosos sobre prevenção de quedas. A equipe de cuidadores era composta por psicólogos, cozinheiros e técnicos de enfermagem. Os acadêmicos foram facilitadores da ação, utilizando ilustrações e conversas informais, de modo a apresentar ações cotidianas no contexto da unidade para evitar quedas e complicações na saúde e no bem-estar dos idosos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Durante a apresentação evidenciou-se o interesse do público, devido ao entusiasmo explícito e a correlação explanada com situações de seus cotidianos. Ao se deparar com as ações apresentadas, a maioria do público, as denominou “simples”, entretanto a equipe revelou que não praticava frequentemente. Um participante relatou que como mostrado durante a atividade, os incidentes com os idosos eram recorrentes, e propôs uma situação-problema. A partir do exposto, foram dadas propostas de como agir no caso de uma queda e maneiras de como evita- las, foi perceptível que o diálogo descomplicou-se, devido à informalidade e aproximação do contexto dos participantes. Além disso, devido a requerimentos dos participantes, houve a orientação á respeito dos calçados adequados para evitar quedas na população idosa, evidenciando a busca de ferramentas para prevenção. A participação do público através de dúvidas, perguntas, e situações-problemas permitiram que a atividade transforma-se numa transmissão de conhecimentos bidirecionais, acarretando informações para ambos os lados. Assim, criou-se um ambiente para formulação de mecanismos e estratégias para prevenção de situações que impliquem na saúde dos idosos. CONCLUSÕES: A vivência possibilitou aos discentes novas experiências relacionadas ao uso da educação em saúde, e a clareza do papel da enfermagem nessas atividades, visto que é um dos profissionais mais envolvidos na realização e planejamento dessas ações. Além disso, a partir da execução do exercício, foi possível aprimorar a habilidade na educação, tão inerente ao profissional da enfermagem. 

DESCRITORES: Educação em saúde, Saúde dos idosos, Prevenção de quedas, Cuidadores de idosos.

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Biografia do Autor

Vitoria Max da Silva Pimentel Pimentel, Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Juliana Oliveira de Lira, Escola de Enfermagem de Manaus pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

MSc. do curso de graduação da Escola de Enfermagem de Manaus pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Julia Nare de Oliveira Andrade, Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Layanne Caroline Alecrim de Oliveira, Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Sidovan Rodrigues Peixoto, Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Yasmin Lorena Mendonça de Abreu, Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Discente do curso de graduação de bacharelado em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Fonte: Kemel Barbosa (2006).

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-27