PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA AEROSSOLTERAPIA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DA CIDADE DE MANAUS-AM.

Autores

  • Kemelle Seixas do Nascimento Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM.
  • Lisbeth Lima Hansen Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM.

Resumo

RESUMO
Produtos para aerossolterapia são artigos utilizados na terapêutica de afecções do trato respiratório e requerem no mínimo desinfecção de nível intermediário para reuso. O objetivo deste estudo será identificar a conformidade do processamento dos produtos para saúde (PPS) utilizados para aerossolterapia em Unidades Básicas de Saúde (UBS), na cidade de Manaus – AM. Tratar-se-á de um estudo observacional, descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido nas unidades básicas de saúde da cidade de Manaus – AM. No presente estudo constatou-se que não há um padrão ou critério nas respectivas unidades para o processamento de produtos para aerossolterapia. De acordo com os dados, 100% dos profissionais realizam o processo de desinfecção conforme sua experiência, mostrando que na maioria dos casos é feito de forma incorreta. Com base na realização desse estudo foi possível identificar que o processamento dos produtos para saúde (PPS) utilizados para aerossolterapia em Unidades Básicas de Saúde (UBS), na cidade de Manaus – AM, não estão em conformidade com as normas vigentes e preconizadas pela RDC ANVISA15/12. Em todas as fases do processo, desde a limpeza, a desinfecção e o armazenamento revelaram inconformidades que podem comprometer a segurança do produto. Sugere-se que as UBS adotem um procedimento operacional padrão (POP).


Palavras – Chave: Aerossolterapia, Nebulizador, Desinfecção.

Biografia do Autor

Kemelle Seixas do Nascimento, Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM.

Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM.
*E-mail: kemelleseixas15@gmail.com

Lisbeth Lima Hansen, Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM.

Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM.

Fonte: Lisbeth Lima Hansen (2021).

Downloads

Publicado

2021-08-27