INTERTEXTUALIDADE INTERGENÉRICA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.

Autores

  • Shirlen do Nascimento Viana Letras Língua e Literatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Liliane de Oliveira Severo Mestranda em Letras- Linguística pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Resumo

RESUMO
A intertextualidade e o intergênero são fenômenos recursivos da linguagem e são observados na línguagem verbal e não verbal. Essas ocorrências se manifestam no processo de produção, compreensão dos textos e dos gêneros, onde os interlocutores são capazes de acionar o seu conhecimento prévio, e distinguir características desse texto ou de uma rede de significados reconhecida que atrelam a outro texto ou gênero. A partir da premissa de que vivemos na era da comunicação, buscamos analisar como esses fatores aparecem nos anúncios publicitários. Nesta pesquisa, os elementos intertextuais e intergenéricos são evidenciados nos anúncios publicitários da marca Hortifruti, - veiculados na internet e outdoors -, pois eles dialogam com algumas obras literárias e produções cinematográficas. O objetivo do artigo é verificar as estratégias discursivas nos anúncios selecionados, e de como os elementos intertextuais e intergenéricos inseridos dos anúncios da marca Hortifruti contribuem para a construção de sentidos, como ainda verificar quais as metas sociocomunicativas propostas pelo anunciante. O corpus de análise deste trabalho é composto por uma seleção de textos representativos de diferentes gêneros textuais: anúncios publicitários (imagens veiculadas pela internet), obras literárias e produções cinematográficas (filmes hollywoodianos), por estabelecerem dialogismo com outros textos e conciliarem gêneros diferentes na proposta comercial da marca Hortifruti de produtos na linha hortifrúti - produtos mais atrativos e interessantes ao consumidor. O quadro teórico é formado pelos seguintes autores: na área da Linguística Textual utiliza-se Koch (1997, 2002). No campo da intertextualidade optou-se por Bakhtin (2002, 2005 [1929], 2003 [1979], e Koch; Bentes; Cavalcante (2012). Relativo ao intergênero são utilizadas as concepções de Bazerman (2005), Marcuschi (2002) e Koch (2013), que exploram a simbiose de um determinado gênero no outro. Esta pesquisa apresenta uma análise preliminar de dados que assinala evidências e comprovam a utilização desses fenômenos nos anúncios publicitários da marca Hortifruti.


Palavras-chave: Intertextualidade. Intergênero. Gêneros Textuais.

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Biografia do Autor

Shirlen do Nascimento Viana, Letras Língua e Literatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Mestrando em Letras - Literatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Liliane de Oliveira Severo, Mestranda em Letras- Linguística pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Mestranda em Letras- Linguística pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Fonte: Shirlen do Nascimento Viana (2021).

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Publicado

2021-08-27