CRIANÇAS ABANDONADAS - UMA HISTÓRIA NA LÍNGUA WAREKENA DO RIO XIÉ: UM FABULAR DE MUITAS VOZES.

Autores

  • Liliane de Oliveira Severo Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (FLET/UFAM).

Resumo

RESUMO:

No intuito de valorizar a literatura oral da civilização Werekena, este artigo propõe analisar as relações intertextuais e polifônicas no conto “Crianças Abandonadas: uma história na língua Warekena do Rio Xié”, de Humberto Baltar (2012). Para o conceito de polifonia é utilizado às ideias de Bakhtin (2013) via romance polifônico de Dostoievski; o conceito de intertextualidade por Koch (2013); e, Coelho (2000) para demonstrar a definição do termo fada e maravilhoso.

Palavras-chave: conto Warekena; intertextualidade; polifonia.

 

ABSTRACT

in order to value the literature of the Warekena civilization, this article purposes to analyze the intertextual and polyphonic relations in the short fairytale “Abandoned Children: a story in the Warekena language of Xié River” by Humberto Baltar (2012). For the concept of poliphony Bakhtin’s ideas (2013) are used by way of Dostoievski’s polyphonic novel; the concept of intertextuality by Koch (2013); Coelho (2000) to demonstrate the definition of the term fairy and wonderful.

Keywords: Fairytale Warekena. Intertextuality. Polyphonic.

 

 

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Biografia do Autor

Liliane de Oliveira Severo, Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (FLET/UFAM).

Mestranda em Letras- Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (FLET/UFAM).

Fonte: Kemel Barbosa (2021).

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Publicado

2021-08-27