LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO AQUISIÇÃO DE UM SISTEMA ESCRITO.
Resumo
RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar o processo de letramento e alfabetização, trabalhando a origem, conceitos e especificidades em consonância com a escrita. Pretendemos verificar as dificuldades encontradas para que este processo ocorra de maneira positiva e possamos ver o resultado na prática da sala de aula. Vamos trabalhar também, esses conceitos de maneira distintas, porque apesar de serem parecidos, cada um propõe suas particularidades, mas seguiremos com a proposta de um reverenciar o outro. Inicialmente podemos perceber que a relação entre eles é aquela do produto e do processo: enquanto os sistemas de escrita são um produto cultural, a alfabetização e o letramento são processos de aquisição de um sistema escrito. (Tfouni, 2002, p.9). Os direitos civis de um país é uma das maiores riquezas que um povo possui, a educação faz parte deste tesouro, e uma boa educação começa com o cuidado nas séries iniciais e com o processo de alfabetização. E para obtenção deste resultado é necessário que a educação seja de qualidade, porém não é a realidade das escolas brasileiras, que convivem com insucesso e uma deficiência muito grande de metodologias que potencializam essas questões e que acabam prejudicando a aprendizagem dos alunos que saem das séries iniciais para o ensino fundamental muitas vezes sem saber nem ao menos ler e escrever e o que dirá interpretar textos.
Palavras chaves: letramento, alfabetização, escrita.