O ENSINO NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DISPOSITIVO AUTISTA DE INCLUSÃO (DAI) COMO NOVA PROPOSTA PARA A FAMÍLIA COM CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
Resumo
RESUMO
A proposta, neste artigo, é apresentar os resultados de uma investigação sobre as representações de famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) diante do novo contexto de isolamento social e do ensino remoto provocado pela pandemia da COVID-19 e analisar comparativamente, uma nova proposta metodológica sobre um dispositivo capaz de acompanhar o processo de ensino aprendizagem da criança com TEA, no ambiente familiar, seguindo as orientações do profissional de saúde. Para isso, convidamos quatro famílias residentes em municípios localizados na região norte do Estado do Paraná. A escolha dos municípios se deu de forma aleatória, para que pudéssemos analisar de forma comparativa os dados extraídos dos relatos com a proposta do Dispositivo Autista de Inclusão (DAI), financiado pelo programa PROEMEND/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM), por meio da Emenda da parlamentar Therezinha Ruiz. Foi escolhido, com isso, um representante por família que respondeu a uma enquete on line com o seguinte questionamento: Como tem sido a adaptação da criança ou adolescente com TEA frente à nova rotina de isolamento social e ao ensino remoto impostos pela pandemia? Os dados obtidos a partir das respostas ao questionamento formaram nosso objeto de discussão e são debatidos com base em estudos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural, principalmente os de Vygotsky. Concluímos que há desafios no ensino remoto, principalmente quando ele se direciona a alunos com TEA, contudo, defendemos a necessidade da criança seguir em rotina similar à da escola, coisa que o dispositivo atua mesmo em período de isolamento social, para isso, é preciso que as famílias sigam somando esforços para auxiliarem seus filhos neste novo cenário e, que a escola, os professores, os profissionais de saúde e a família continuem buscando maneiras de se reinventarem, com ações inclusivas, cujo foco seja a manutenção da proximidade nas relações entre aluno/professor/escola/ Profissionais e família.
Palavras-chave: Ensino remoto. Autismo. Família.