ESTUDO DO PERFIL DA COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM PRÉADOLESCENTES.
Resumo
RESUMO
Estudar a coordenação motora (CM) em crianças (terceira infância), seja por meio da visão pedagógica, do comportamento motor ou epidemiológica, apresenta aspectos de grande relevância. Aqui, nosso objetivo geral foi identificar o perfil da coordenação motora grossa de pré-adolescentes, e os específicos: caracterizar os diversos níveis de coordenação motora grossa; testar se há diferença na coordenação motora grossa por grupos etários; testar se há diferença na coordenação motora grossa por gênero. A coleta de dados foi realizada em duas escolas: (1) Colégio Militar da Polícia Militar - Unidade Petrópolis; (2) Escola Estadual Professor Djalma da Cunha Batista situadas na cidade de Manaus/Amazonas. A amostra foi composta por 101 pré-adolescentes (peso: α=50,43; ± 12,79; altura: α=1,57; ±0,10; idade: α=12,51; ±1,32), sendo 50,5% correspondente ao sexo feminino. Dois grupos etários foram formados: GE1 – com 56 (55,5%) pré-adolescentes de 11 e 12 anos de idade; e GE2 – com 45 (44,5%) pré-adolescentes de 13 e 14 anos de idade. Para a coleta utilizamos a bateria de testes de avaliação da coordenação corporal (Körperkoordinationstest für Kinder – KTK). Os resultados obtidos para os níveis de coordenação motora geral foram: (1) Perturbação: 29,7%; (2) Insuficiência: 29,7%; (3) Normal: 37,6%; (4) Boa: 3%. Quanto aos grupos etários, o GE1 apresentou melhor desempenho em relação ao GE2, porém, no nível de insuficiência coordenativa. Por fim, os meninos apresentaram desempenho superior ao das meninas (α=86,66 e ±= 17,22).
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento do adolescente; Transtorno da habilidade motora; Inclusão.
ABSTRACT
Studying motor coordination (CM) in children (third childhood), whether through a pedagogical view, motor or epidemiological behavior, presents aspects of great relevance. Here, our general objective was to identify the profile of gross motor coordination of pre- adolescents, and the specific ones: characterize the various levels of gross motor coordination; test whether there is a difference in gross motor coordination by age groups; test whether there is a difference in gross motor coordination by gender. Data collection was carried out in two shools: (1) Colégio Militar da Polícia Militar – Petrópolis Unit; (2) Professor Djalma da Cunha Batista State School located in the city of Manaus/Amazonas. The sample consisted of 101 pre-adolescents (weigth: α=50,43; ± 12,79; heigth: α=1,57; ±0,10; age: α=12,51; ±1,32), 50,5% corresponding to the female sex. Two age groups were formed: GE1 – with 56 (55,5%) preadolescents aged 11 and 12 years old; and GE2 – with 45 (44,5%) pre-adolescents aged 13 and 14 years old. For the collection we used the battery of tests for the assessment of body coordination (Körperkoordinationstest für Kinder – KTK). The results obtained for the levels of general motor coordination were: (1) Disturbance: 29,7%; (2) Insufficiency: 29,7%; (3) Normal: 37,6%; (4) Good: 3%. As for the age groups, GE1 performed better than GE2, however, at the level of coordinative insufficiency. Finally, boys performed better than girls (α=86,66 e ±= 17,22).
KEYWORDS: Adolescent development; Motor skill disorder; Inclusion.