ESTADO E POLÍTICAS DE AÇÃO NUMA ZONA DE FRONTEIRA.

Autores

  • Elane Lopes Monteiro Especializando em Relações Internacionais e Geopolítica da Pan Amazônica pela Universidade do Estado Amazonas (UEA).
  • Sebastião Perez Souza Esp. em Libras, formado em pedagogia, professor da Secretária de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC).
  • Wendell Teles de Lima Professor Efetivo do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas.

Resumo

RESUMO

A cidade de Tabatinga/AM é uma das principais cidades do estado do Amazonas, em função de ser uma cidade de fronteira, recebe uma atenção especial do Estado Brasileiro, tendo sua população indígena crescente, neste sentido busca-se compreender as políticas públicas para a cidade.

Palavras-chave: Estado, Políticas, Ação.

 

ABSTRACT

The city of Tabatinga / AM is one of the main cities in the state of Amazonas, due to being a frontier city, it receives a spatial attention from the Brazilian State, with its growing indigenous population. public to the city.

Keyword: State, Policies, Action.

 

 

Biografia do Autor

Elane Lopes Monteiro, Especializando em Relações Internacionais e Geopolítica da Pan Amazônica pela Universidade do Estado Amazonas (UEA).

Especializando em Relações Internacionais e Geopolítica da Pan Amazônica pela Universidade do Estado Amazonas (UEA). Especialista em História e Geografia (CEPAM - 2013). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e na Modalidade de Educação Escolar Indígena pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM - 2014), Graduanda em Geografia Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2013) e bolsista da extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Sebastião Perez Souza, Esp. em Libras, formado em pedagogia, professor da Secretária de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC).

Esp. em Libras, formado em pedagogia, professor da Secretária de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC).

Wendell Teles de Lima, Professor Efetivo do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas.

Professor Efetivo do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR -2015). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008), Especialista em Turismo e Gestão Territorial pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2003), Bacharel em Geografia e Licenciado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem como foco área Gestão do Território voltado para a Análise Geopolítica da realidade Amazônica, Brasileira, Sul-Americana e Cenário Internacional, tem experiência na área de Geografia tanto na área do ensino fundamental, médio e superior sendo a ênfase das pesquisas desenvolvidas na área de Geografia Humana e Geografia Política e Geopolítica. É líder do Grupo de Estudos Geográficos Certificado pela Universidade do Estado do Amazonas onde trabalha com as linhas de Pesquisa Território e Política e Ensino de Geografia, Desenvolvimento Sustentável e Questões Ambientais Fronteiriças. É professor Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da Linha de Pesquisa Ambiente e Sociedade, editor chefe da Revista Geopolítica Transfronteiriça. Coordenador da Pós-Graduação Relações Internacionais e Geopolítica da Pan- Amazônica, Membro Assessor da áreas de Humanas da Fapeam e presidente atual do Comitê de Pesquisa Local do CSTB/UEA, Coordenador do curso de Licenciatura em Geografia CSTB/UEA.

Fonte: Wendell Teles de Lima (2021).

Downloads

Publicado

2021-07-03