TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BANCO DE DADOS DA ScieELO.
Resumo
RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as publicações sobre a temática Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) através de uma revisão sistemática realizada no banco de dados dos periódicos da biblioteca virtual SciELO com intuito de verificar o que foi publicado no período de 2006-2016. Mediante as etapas desse processo ocorreu primeiramente à seleção da base de dados (SciELO), seguido da delimitação do tema (TDC) e posteriormente a definição dos critérios de inclusão (Relevância do T.D.C. pelo título; Artigos completos publicados em periódicos; Pesquisas voltadas para o ambiente escolar; Amostra composta total ou parcialmente por alunos com T.D.C). Após esse processo foi feita a leitura dos resumos para ter certeza que se encaixavam nos critérios de inclusão e estes que tiveram seu resumo analisado ficaram para o resultado final, os quais foram selecionados para leitura completa. Feita a leitura completa dos trabalhos filtrados, construiu-se um quadro com os trabalhos selecionados, divididos por título, autor e ano. Por conseguinte, filtraram-se as pesquisas que ocorreram na escola e que se encaixavam nos critérios de inclusão. Somente após essas etapas que se pode analisar o que se tinha de produção cientifica sobre o tema levantado no período estipulado. A partir deste levantamento foi possível verificar que há uma carência de estudos, visto que no total de 75 artigos somente 12 atenderam aos nossos critérios de inclusão. Segundo essa revisão sistemática foi observado que tiveram três anos em que nada sobre o tema foi publicado, nos anos de 2007, 2008 e 2010. E ainda que a média de publicação por ano sobre o tema é um trabalho e o máximo que se tem de publicações por ano são três trabalhos. A partir desse levantamento foi possível observar que são poucos os trabalhos produzidos sobre transtorno do desenvolvimento da coordenação em uma perspectiva educacional que se encontram indexados na base de dados utilizada neste estudo.
Palavras-chave: Linguagem corporal. Educação. Interação social.
Coordination Development Disorder: systematic review of scientific production in the SciELO database
ABSTRACT
This research aimed to analyze publications on the theme Coordination Development Disorder (TDC) through a systematic review carried out in the database of journals of the virtual library SciELO in order to verify what was published in the period 2006-2016 . Through the steps of this process, the database was first selected (SciELO), followed by the delimitation of the theme (TDC) and then the definition of inclusion criteria (Relevance of the TDC by title; Full articles published in journals; Research focused on the school environment; Sample composed entirely or partially by students with BDD). After this process, the abstracts were read to make sure that they fit the inclusion criteria and those that had their summary analyzed stayed for the final result, which were selected for full reading. After the complete reading of the filtered works was done, a table was constructed with the selected works, divided by title, author and year. Consequently, the research that took place at school and that fit the inclusion criteria was filtered. Only after these steps can one analyze what was scientific production on the topic raised in the stipulated period. From this survey it was possible to verify that there is a lack of studies, since in the total of 75 articles, only 12 met our inclusion criteria. According to this systematic review, it was observed that there were three years in which nothing on the topic was published, in the years 2007, 2008 and 2010. And even though the average publication per year on the topic is a work and the maximum amount that has to be publications per year are three works. From this survey it was possible to observe that there are few works produced on coordination development disorder in an educational perspective that are indexed in the database used in this study.
Keywords: Body language. Education. Social interaction.